A Igreja celebra em 18 de outubro, o evangelista São Lucas, autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos. Dentre os quatro evangelistas, é ele quem mais dá destaque à infância de Jesus e à Santíssima Virgem Maria. São Lucas é considerado o padroeiro dos médicos.

Neste dia, medite com a Lectio Divina do Pe. Wellington Cristiano da Silva, do Jornal da Arquidiocese, edição de outubro, sobre este grande evangelista.

São Lucas, rogai por nós. Amém!

Lectio (leitura)

“Caríssimo, Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo” (2Tm 4,10-11a).

Meditatio (meditação)

Na segunda carta que escreve a Timóteo, Paulo abre o coração e expressa seus sentimentos em relação aos seus companheiros de missão. Alguns o abandonaram, outros foram enviados para outras regiões. Lucas, contudo, permaneceu fiel ao seu lado. Companheiro de Paulo, Lucas foi um dos seus grandes colaboradores (Fm 24). O amado médico (Cl 4,14) compreenderá na missão junto a Paulo o verdadeiro sentido do discipulado. Sua fidelidade a Deus e à missão, o levará a escrever, sob a inspiração do Espírito Santo, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e o livro dos Atos dos Apóstolos.

Oratio (oração)

Dai-me, Senhor, perseverança no anúncio do Evangelho da alegria! Que eu seja como Lucas, fiel companheiro de missão e colaborador incansável na construção do Reino de justiça e paz!

Contemplatio (contemplação)

Lucas foi um discípulo-missionáLucas foi um discípulo-missionário que contemplou os mistérios divinos. Aquilo que contemplou com os seus olhos, escreveu na fé. Contemplemos este belo anúncio testemunhado por Lucas.


Missio (missão)
 

Enquanto evangelista, Lucas apresenta um alegre anúncio de Jesus, Salvador da humanidade, destacando a misericórdia de Deus, a acolhida dos pobres, dos pecadores, das mulheres, dos pagãos. Nos Atos dos Apóstolos, narra os primeiros trabalhos missionários da comunidade cristã, unida num só coração e numa só alma, e conduzida pela ação do Espírito Santo. É a partir de sua vida missionária que Lucas escreve a Palavra revelada. Palavra esta que foi escrita primeiro no chão de sua história, por obra do Espírito, depois redigida em papiros para que nada se perdesse. Seu testemunho de fidelidade, colaboração e amizade ao lado de Paulo nos inspira em nossa missão.

 

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*