Padre Éder Cláudio Celva lança o livro “O Santuário Nossa Senhora de Azambuja”

>
>
Padre Éder Cláudio Celva lança o livro “O Santuário Nossa Senhora de Azambuja”
Foto: Divulgação

O santuário de Azambuja é irmão da igreja Matriz de Itajaí

Por que este título? Porque quero falar do santuário de Azambuja que é “irmão” de nossa igreja “mãe” de Itajaí. É que torno público agora que escrevi e publiquei um livro sobre essa igreja de Brusque que teve seu projeto feito por Simão Gramlich, o mesmo da Igreja Matriz Santíssimo Sacramento. Foi terminado durante a endemia.

Toda a sociedade teve que operar em seu “modo manual”. Agora uma pergunta: Como aproveitamos o tempo – que parecia não passar – durante essas semanas? Dormindo e vendo coisas na TV e Internet, com as solicitações típicas? Outros quejando mais? Sabendo que a vida intelectual é o coração da fé, é a edificação do Amor, dei continuidade a meu apostolado para o trabalho pastoral. Em tudo amar e servir! Fiquei a pensar quantas obras maravilhosas vieram a lume e foram propiciadas pelos momentos mais difíceis e dramáticos na vida de tantas pessoas, de sociedades; do ontem, do hoje, para o amanhã. Continuei uma missão pastoral diante da tela do computador, olhando para dois lados: Azambuja e Itajaí. Francamente, eu tirei o máximo de proveito da ocasião! Terminei um livro sobre o santuário; já iniciado nos tempos em que lá estive.

O que escrevi foi para mim um dever de apostolado e de evangelização na minha missão anterior. “Eu creio que tive boa inspiração para escrever este livro rendido pelo convite amoroso de uma personagem humilde: Giannetta. Junto dela, aos pés de Nossa Senhora, eu também fui/vou achando o meu lugar de filho, de cristão, de padre, onde vivi os quatro primeiros anos de meu ministério sacerdotal. Foi meu último apostolado em Azambuja. Consumiu, para além, minhas férias e umas horas em Itajaí… Acredito na História, porque Deus a assumiu plenamente. É que acredito nos caminhos de Deus, imperscrutáveis e decisivos, que se mesclam com os nossos. Eis, então, a chave de leitura desta abordagem. Nós, os filhos de Deus, como seus santuários vivos”.

Pe. Eder Claudio Celva


Em breve o livro estará disponível para venda na secretaria Paroquial do Santuário de Azambuja.

Lançamento de livroNossa Senhora de AzambujaPadre Éder Cláudio CelvaSantuário de Azambuja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA