Os Grupos Bíblicos em Família se encontram na “Casa Virtual”

>
>
Os Grupos Bíblicos em Família se encontram na “Casa Virtual”

Os Grupos Bíblicos em Família estão presentes há 50 anos na Arquidiocese de Florianópolis. Os encontros acontecem semanalmente e reúnem pequenos grupos, geralmente formados a partir das famílias que se juntam nas casas para rezar. O estudo, a partilha e o encontro com a Palavra de Deus são guiados pelos dos livretos que são disponibilizados de acordo com cada tempo litúrgico.

Sementeira de muitas vocações e ministérios na Igreja, os GBF estão em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, em vista da formação de comunidades eclesiais missionárias, alicerçadas sobre quatro pilares: Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária. Os GBF já vivem hoje este caminho de evangelização.

Em tempo de isolamento social, por conta do COVID-19, a Igreja tem buscado alternativas para que estes encontros possam acontecer. Um bom exemplo é a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Enseada de Brito, em Palhoça, que através do empenho da equipe de coordenação paroquial dos GBF e do pároco, Pe. Sérgio Luís Pedrotti, está realizando os encontros de modo online desde o início da quarentena. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, às 18:00, no Facebook da paróquia: www.facebook.com/PNSR1750/.

Segundo o Pe. Sérgio, a proposta está caminhando para ser um ponto convergente de encontro dos grupos da paróquia e, pelo suporte da internet, tem se tornado referência também entre os grupos da Arquidiocese, que também assistem e participam dos encontros. “É um grande desafio. As dinâmicas das mídias e os recursos técnicos são essenciais para que os grupos possam continuar a ‘se encontrar’. Estamos realizando de maneira simples, mas com o coração ardendo em alegria, por escutar a Palavra, que nos impulsiona à missão” explica Pe. Sérgio.

Muitos outros encontros estão acontecendo na Arquidiocese de Florianópolis, por iniciativa das famílias que desejam dar continuidade ao estudo e aprofundamento da Palavra. Segundo Maria da Glória da Silva, Coordenadora Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família, a continuidade na realização dos encontros é essencial para o fortalecimento da fé em tempos difíceis como os que estão sendo vivenciados. “A cada encontro nós reafirmamos nosso compromisso com Jesus Cristo através do estudo da Palavra. Precisamos ser fiéis para que quando tudo isso passar possamos estar fortalecidos como irmãos”, ressalta Maria da Glória.

A falta de contato pessoal entre os participantes é compensada pela participação e comentários positivos, e pelo entusiasmo dos grupos de várias regiões em manter os encontros em tempo de quarentena. Aos poucos, vão surgindo também em outras paróquias outros encontros online, inclusive reuniões e planejamentos. Os GBF estão empenhados com a ação social em colaborar com a arrecadação de alimentos e a formação de cestas básicas para este período emergencial. A ação missionária agora é virtual, mas os efeitos são bem reais.

Família pertencente à Paróquia Santo Antônio, bairro Campinas, São José.
A coordenadora dos Grupos Bíblicos em Família da Forania de Itajaí, Glória Maria Del Castel, realiza um encontro para orientar outros mediadores de como conduzir os encontros online.
Casal Lurdes Machado e Onildo Machado que participam do GBF São Bento, da Paróquia Sagrados Corações, bairro Barreiros, São José.
Casa VirtualCoronavírusCOVID-19GBFGrupos Bíblicos em Família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA