O Seminário foi uma fase preparatória para a participação no 14º Intereclesial de CEBs em janeiro de 2018

A coordenadora arquidiocesana do GBF, Maria Glória da Silva

Entre os dias 07 e 09 de julho, a cidade de Fraiburgo (SC) recebeu o Seminário Estadual das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Grupos Bíblicos de Reflexão/Família (GBR/F) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O seminário contou com a participação de aproximadamente 120 delegados que irão representar o estado de Santa Catarina no 14º Intereclesial de CEBs, que ocorre em janeiro de 2018, na cidade de Londrina (PR).

“CEBs e os desafios no mundo urbano” foi a temática aplicada durante todo o evento, onde os assessores, Solange Gonsalves (RJ), Pe. Celso Carlos Puttkammer dos Santos (SC) e Neuza Mafra (SC) trabalharam as partes do ver, jugar e agir, respectivamente, do texto-base do 14º Intereclesial de CEBs.

Padre Reneu Zortea. Foto: Franklin Machado

Quem também fez presença no Seminário foi o bispo da diocese de Caçador, Dom frei Severino Clasen, que agradeceu a presença de todos os delegados e incentivou a continuidade do protagonismo profético dos leigos na Igreja.

Dom Frei Severino Clasen. Foto: Franklin Machado

De acordo com o coordenador estadual das CEBs, padre Reneu Zortea, o intuito do encontro foi preparar os participantes para uma participação qualificada no 14º Intereclesial, levando em conta os desafios das cidades e da vida em comunidade. “Queremos cada vez mais fortalecer a identidade das Comunidades Eclesiais de Base, na perspectiva missionária de uma Igreja em saída. Aqui em Fraiburgo, pudemos levantar novas perspectivas para a evangelização no mudo urbano, bem como definir ações coletivas para as intervenções nas várias realidades em busca da transformação da sociedade e de uma conversão pastoral”, relatou o padre.

Confira abaixo uma entrevista com padre Reneu Zortea para a Agência CNBB Sul 4. Veja também as fotos dos melhores momentos do Seminário Estadual das CEBs – GBR/F na página da CNBB Regional Sul 4 no facebook.

 

 

 

Por CNBB Sul 4

 

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*