Obras sociais são homenageadas no 3º Prêmio Dom Afonso Niehues

>
>
Obras sociais são homenageadas no 3º Prêmio Dom Afonso Niehues

dsc_3911No dia 24 de novembro, foi realizado na Catedral Metropolitana de Florianópolis, a entrega do Prêmio Dom Afonso Niehues, evento promovido pela Ação Social Arquidiocesana (ASA). Os premiados foram a “Formação de cuidadores de idosos”, da Pastoral da Pessoal Idosa, da Arquidiocese de Florianópolis, “Costura E Arte = Gerando Solidariedade”, da Ação Social de Santo Antônio de Itapema e a “Casalar Emaús – Mais que uma casa, um lar”, da Ação Social Missão, de Florianópolis.

Mais de 100 pessoas acompanharam a cerimônia que começou por volta de 20h, fazendo parte da programação da Festa de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, da Arquidiocese e da Ilha de Florianópolis. No auditório da Catedral.

dsc_3907A noite iniciou com algumas palavras sobre o legado deixado por Dom Afonso Nehues. “Foi um grande homem, sábio e humilde pastor. Sempre demonstrou grande sensibilidade com os excluídos de nossa sociedade, buscando dar-lhes dignidade”, palavras dita pelo mestre de cerimônia, Leonardo Baldissera

Após a introdução o Secretário Regional da Caristas Brasileira, Gelson Nezi conduziu um monte em que seis pessoas foram homenageadas devido ao engajamento em causas socais. Foram eles: Pe. Ney Brasil, Irmã Terezinha Hermínio Maria, Diácono Ideraldo Luiz Paloschi, Márcio Goulart, Maria Teresa Barreto Floriani e Antônio Koerich.

“Este momento significa a busca da igreja e o compromisso da gente dar cada vez mais oportunidade para as pessoas buscarem suas vidas com dignidade”, afirmou Gelson.dsc_3957

O empresário Antônio Koerich, que foi homenageado, ressaltou a importância da Igreja nas causas sociais. “Ela está se preocupando cada vez mais com as obras sociais. A distribuição não é a condição de dar, ela é a situação do aprendizado através do sentimento religioso, da necessidade, da carência, de um Evangelho que nós cristãos professamos, fazendo com que as coisas sejam minimizadas”, destacou o empresário.

Em seguida, foram anunciadas as vencedoras. No total, 15 entidades se inscreveram para o prêmio, através de três categorias: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial.

dsc_3873A “Formação de cuidadores de idosos”, da Pastoral da Pessoal Idosa, da Arquidiocese de Florianópolis foi premiada na categoria Pastoral Social ou Movimento Eclesial. Já na classe Ação Social Paroquial, foi condecorada a Costura E Arte = Gerando Solidariedade, da Ação Social de Santo Antônio de Itapema. A última categoria a ser anunciada a premiação foi na Esntidade Social, onde foi comtemplada a Casalar Emaús – Mais que uma casa, um lar, da Ação Social Missão, de Florianópolis.

Dom Wilson destacou a importância daqueles que fazem as obras sociais acontecerem na Arquidiocese “Meu cumprimento a todos os empenhados nas obras sociais, são mais de 100 na nossa Arquidiocese. É um batalhão que trabalha em prol dos necessitados”.

Veja a galeria de fotos do Prêmio Dom Afonso Niehues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA