O Sínodo é um dos “legados mais preciosos” do Vaticano II

>
>
O Sínodo é um dos “legados mais preciosos” do Vaticano II

Assinala-se hoje, dia 11 de Outubro, os 60 anos da abertura do Concílio Vaticano II. Em comunicado, a Secretaria Geral do Sínodo afirma que este é “um momento de particular graça também para o Sínodo, pois este é considerado um dos «legados mais preciosos» daquela assembleia ecuménica”. 

Recorde-se que o Synodus Episcoporum foi instituído por São Paulo VI no início do quarto e último período do Concílio (15 de Setembro de 1965).

O objetivo do Sínodo foi, e continua a ser, o de “prolongar na vida e missão da Igreja o estilo do Concílio Vaticano II, bem como fomentar no Povo de Deus a apropriação viva do seu ensino”, refere a nota. Acrescenta ainda que “este objetivo está longe de estar cumprido, uma vez que a recepção do magistério conciliar é um processo contínuo, e em alguns aspectos ainda está no início”. 

O documento alude também ao facto de “o atual processo sinodal seguir os passos do Concílio. A Secretaria Geral do Sínodo destaca a sinodalidade como um tema do Concílio, “ainda que este termo não se encontre expresso nos documentos da assembleia ecuménica”.  

O comunicado reitera que os termos “comunhão, participação e missão, que o Papa Francisco quis incluir no próprio título do caminho sinodal, são palavras eminentemente conciliares”. 

A Secretaria Geral do Sínodo termina a nota descrevendo a “Igreja que somos chamados a sonhar e a construir como uma comunidade de mulheres e homens que juntos, na diversidade dos ministérios e carismas recebidos, participam ativamente no estabelecimento do Reino de Deus, com o anseio missionário de levar a todas e a todos o alegre testemunho de Cristo, o único Salvador do mundo”.

Fonte: Diocese de Braga

Sínodo 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA