Nova Paróquia da Arquidiocese é instalada no bairro Campeche, em Florianópolis

>
>
Nova Paróquia da Arquidiocese é instalada no bairro Campeche, em Florianópolis

No dia 27 de fevereiro de 2022, foi criada a mais nova Paróquia da Arquidiocese, com uma Missa solene presidida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, às 10h. A Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração está localizada bairro Campeche, em Florianópolis, e terá como administrador paroquial, Pe. Eugênio Luedke Filho, MSC.

Durante a Celebração Eucarística, ocorreram diversos momentos para conclusão da instalação da nova Paróquia. Um dos ritos mais importante, foi quando Dom Wilson entregou para o Pe. Eugênio a Bíblia Sagrada. O Arcebispo disse: “Uma Paróquia é a união das pessoas neste território, é na união da fé das pessoas que nasce uma Paróquia”.

A nova Paróquia compreende as comunidades de: Campeche (Nossa Senhora do Sagrado Coração), Armação (Sant’ Ana e São Joaquim), Campeche (São Sebastião), Pântano do Sul (São Pedro), Praia do Saquinho (Santa Cruz e Santo Antônio), Costa de Dentro (Nossa Senhora de Fátima e Santa Cruz), Areias do Morro das Pedras (Sagrado Coração de Jesus) e Morro das Pedras (Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão). A Nova Paróquia tem como Matriz a Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração do Campeche.

Veja as fotos da celebração

Confira o Decreto de Criação da Paróquia:

 

DECRETO DE CRIAÇÃO

DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO

Campeche – Florianópolis – SC

 

Fazemos saber que, atendendo às necessidades espirituais do Povo de Deus que forma, até a presente data, a Paróquia Nossa Senhora da Lapa, com sede no Ribeirão da Ilha, no Município de Florianópolis, nesta Arquidiocese, em virtude de nossa jurisdição e de acordo com o Cânon 516, § 1, do Código de Direito Canônico, havemos por bem erigir, criar e constituir, por este nosso Decreto, a

Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração

com sede no Bairro Campeche, em Florianópolis, com território desmembrado da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, do Ribeirão da Ilha, Florianópolis. A seguir os limites da nova Paróquia. Ao norte, partindo da Rua Pau de Canela, esquina com SC 406, na Fazenda Rio Tavares e seguindo naquela rua para o sul até o acesso ao Morro do Lampião, donde, numa linha imaginária, segue até a Av. Pequeno Príncipe e nesta, até a Servidão Valdomiro José Vieira, da qual, passando pelo Trevo do Erasmo e Lagoa do Peri, segue até o extremo sul da ilha, na Ponta do Frade, sempre em linha imaginária. Da Ponta do Frade para leste segue em mar aberto no sentido para o norte até a Servidão Pedro Edmundo de Bitencourt e desta, no sentido leste oeste, segue ao ponto de origem, a Rua Pau de Canela.

A Paróquia é formada pelas seguintes comunidades desmembradas da Paróquia Nossa Senhora da Lapa: Campeche (Nossa Senhora do Sagrado Coração), Armação (Sant’ Ana e São Joaquim), Campeche (São Sebastião), Pântano do Sul (São Pedro), Praia do Saquinho (Santa Cruz e Santo Antônio), Costa de Dentro (Nossa Senhora de Fátima e Santa Cruz), Areias do Morro das Pedras (Sagrado Coração de Jesus) e Morro das Pedras (Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão). A Nova Paróquia tem como Matriz a Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração do Campeche.

A Paróquia será provida de Pároco próprio, a cuja jurisdição pastoral submetemos todos os habitantes de seu território, que gozará de todos os direitos e assumirá todas as obrigações inerentes a seu ofício, nos termos do Direito Canônico e da legislação arquidiocesana.

Aos fiéis caberá a obrigação de acolher os ensinamentos e orientações do Pároco, organizar o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), bem como os Conselhos Pastorais de cada comunidade (CPC), e colaborar nas obras espirituais e demais iniciativas da Paróquia. O “dízimo” seja o principal meio para levantar fundos para a manutenção das obras da Paróquia.

O Arquivo Paroquial da nova Paróquia, que também por este nosso Decreto estamos criando, deverá ter todos os livros prescritos pela legislação canônica, geral e arquidiocesana.

Este nosso Decreto deverá ser lido para os fiéis das Paróquias: Nossa Senhora da Lapa (Ribeirão da Ilha) e Nossa Senhora do Sagrado Coração (Campeche), em uma Missa paroquial, transcrito integralmente nos Livros de Tombo das Paróquias acima citadas e conservado em seus respectivos Arquivos.

A Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração tem o seguinte endereço: Rua Eugênio Raulino da Silva, 95, Campeche, 88063-255 Florianópolis – SC.

Florianópolis, 27 de fevereiro de 2022.

 

Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ
Arcebispo Metropolitano de Florianópolis

Diác. José Neri de Souza
Chanceler

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA