Com triste pesar comunicamos o falecimento na noite de domingo, de 16 de janeiro de 2022, do nosso querido Pe. Aldecir José Piai, SCJ, natural de São José. Ele sofreu um mal súbito e não resistiu.

Louvamos a Deus por sua vida e dedicação a serviço do Reino de Deus e entregamos a vida dele oferecida em oblação nas mãos de Deus.

O velório será na manhã de hoje, 17 de janeiro de 2022, na Matriz de Botuverá, com missa de corpo presente às 15h. Em seguida, o funeral seguirá para o Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá, onde será sepultado.

Pe. Aldecir era muito querido por todas as comunidades onde exerceu o sacerdócio. 

Biografia

Pe. Aldecir José Piai, 60 anos de idade, 26 anos de vida religiosa, 18 anos de sacerdócio. Nasceu no dia 19 de agosto de 1961, em São José (SC). Filho de Eliseo Antônio Piai e Cecília Schweitzer Piai. Foi batizado na Paróquia Santa Ana, em São José (SC), no dia 3 de setembro de 1961. Estudou na Escola Estadual Professor Joaquim Santiago, Salto do Maruí, em São José (SC). E na Escola Governador Ivo Silveira, no município de Palhoça (SC), onde fez o curso Técnico em Contabilidade. Trabalhou no Hospital Colônia Santana. Pe. Aldecir, no período da sua juventude, participava de grupos e retiros de jovens na Paróquia de Santa Ana.

Ele acolheu o chamado de Jesus na vida adulta. Ingressou Seminário São José, em Rio Negrinho (SC), no ano de 1992, na etapa do propedêutico, contava com a idade de 30 anos. Professou votos de castidade, pobreza e obediência no dia 25 de fevereiro de 1995, em Jaraguá do Sul (SC), na Capela do Noviciado Nossa Senhora de Fátima. Cursou filosofia em Brusque (SC), no período de 1995 até 1997. Estudou teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, durante os anos de 1998 a 2001, em Taubaté (SP).

Foi ordenado diácono por Dom Vito Schlickmann, na Paróquia Santa Ana, em São José (SC), no dia 18 de fevereiro de 2001. A ordenação sacerdotal do Pe. Aldecir ocorreu na Paróquia Santa Ana, em São José (SC), no dia 15 de dezembro
de 2001, em cerimônia presidida por Dom Antônio Wagner da Silva.

No período do seu ministério presbiteral, Pe. Aldecir atuou, predominantemente, no Apostolado Paroquial. Exerceu a missão de pároco e de vigário paroquial em algumas paróquias, confiadas aos cuidados da Congregação. Recém ordenado sacerdote, P. Aldecir foi designado pároco da Paróquia São José, em Boa Vista do Buricá (RS), onde permaneceu no período de 2002 até 2004.No ano de 2005, foi formador da Etapa do Propedêutico, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC). No período de 2006 até 2010, exerceu a missão de Pároco da
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tuparendi (RS). Em 2011, foi feito Pároco da Paróquia Três Santos Mártires das Missões, no município de Crissiumal (RS), onde permaneceu até o término do ano de 2012. Durante os anos de 2013 e 2014, Pe. Aldecir foi Pároco da Paróquia São Pedro Apostolo, em Armazém (SC). No ano de 2015, retornou para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tuparendi (RS), onde exerceu o serviço de Pároco até o término de 2019. Em 2020 atuou como Vigário Paroquial, em Vidal Ramos. No ano 2021, foi pároco da Paróquia São José, em Botuverá (SC).

José era o segundo nome do Pe. Aldecir. Ele nasceu no município de São José. Inaugurou o seu ministério presbiteral numa Paróquia dedicada a São José e conclui a sua missão noutra Paróquia de São José. Pe. Aldecir nutriu profunda devoção ao Esposo da Virgem Maria.

Deixou-nos no dia 16 janeiro de 2022 para viver seu encontro definitivo com o Sagrado Coração de Jesus. Ao morrer, ele estava entre amigos. Foi acometido de um mal súbito. Faleceu de parada cardiorrespiratória. Somos gratos a Deus pelo Dom da vida e da vocação do Pe. Aldecir e por todo bem realizado por ele. Por fim, recomendamos a misericórdia do Coração de Jesus o nosso irmão Pe. Aldecir José Piai. Que ele seja acolhido entre os eleitos para
desfrutar da alegria eterna. Deus conceda ao Pe. Aldecir “a luz, a salvação e a paz”.

 

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*