Nota de falecimento: Pe. Toninho Nunes, PIME

>
>
Nota de falecimento: Pe. Toninho Nunes, PIME

Com pesar, comunicamos o falecimento do Pe. Antônio Carlos Nunes, PIME, conhecido como Pe. Toninho, na tarde deste domingo, dia 14 de fevereiro de 2021, em São Paulo, onde vivia. O padre foi vítima de Covid-19 aos 66 anos, após passar um tempo internado.

Pe. Toninho trabalhou muitos anos na Arquidiocese de Florianópolis. O presbítero morou em Brusque, no seminário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) e ajudava em muitas paróquias com a animação missionária.

Segundo informações da família, não houve velório devido aos protocolos sanitários e o corpo foi sepultado na cidade de Ibiporã, no Paraná, na Casa dos Padres.

Deus dê a ele o descanso eterno. Aos familiares e ao PIME, o conforto espiritual!

Biografia

Pe. Toninho nasceu em Assis, no estado de São Paulo, em 10 de dezembro de 1954, filho de José Bento e Aparecida Servilha.

Ingressou no PIME em 1977, em Londrina, no Paraná. Completou seus estudos de Filosofia no seminário diocesano de Londrina, como aluno do PIME, e completou o percurso formativo com estudos teológicos no seminário do Instituto de Florianópolis. No dia 18 de dezembro de 1981 fez a Promessa Definitiva ao PIME e, a 11 de dezembro de 1982, na Vila Prudenciana, em Assis, na igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima, foi ordenado sacerdote por imposição das mãos de Dom Antônio de Sousa, bispo diocesano de Assis.

No convite ao rito de ordenação e à primeira Santa Missa, Pe. Toninho também comunicou a todos a sua partida para a missão, fazendo suas as palavras da Declaração de Puebla: “finalmente chegou a hora de a América Latina intensificar o serviço entre as Igrejas particulares e de ir além de suas próprias fronteiras, ad gentes. Certamente também nós, aqui, precisamos de missionários, mas devemos dar da nossa pobreza”, para a Costa do Marfim, na África.

Na Costa do Marfim, ficou por quase 20 anos. Em 2002, foi chamado de volta ao sul do Brasil, onde desenvolveu o serviço de Animador Missionário na Arquidiocese de Florianópolis. Em seguida foi eleito Superior Regional em 2004. Durante os trabalhos da XIII Assembleia Geral (2007), em Roma, tornou-se membro da Direção Geral como Conselheiro Geral, sendo então nomeado Superior Delegado da Delegação Geral na Itália.

Após o mandato, volta ao Brasil, onde assumiu o cargo de reitor do Seminário Filosófico de Brusque e, posteriormente, a nomeação de pároco da Paróquia São Francisco Xavier, em Vila Missionária, na Diocese de Santo Amaro/SP.

Atualmente era Conselheiro Regional, Ecônomo do Instituto no Brasil, Reitor da Casa Regional em São Paulo, já destinado a Ibiporã como responsável do Centro de Animação Missionaria e reitor da comunidade propedêutica.

O Pe. Pedro Facci lembra assim de Pe. Toninho: “Uma vez, me lembro de ter um quadro em uma de nossas casas, era uma pintura com um pôr do sol sobre o mar e com uma frase de São João da Cruz, escrita abaixo: “ao anoitecer da vida, o que importa é ter amado, seremos julgados pelo amor” Creio que o Padre Toninho viveu de forma concreta o amor como serviço e, nos últimos anos, em particular a serviço do Instituto, que sempre amou. Quantos gestos concretos de amor: desde ir ao aeroporto a qualquer hora para buscar os coirmãos porque, dizia ele, quando alguém chega e encontra alguém esperando por ele fica todo feliz , até o serviço concreto aos irmãos, nos deixava encontrar a casa regional com frutas, verduras, carnes, sem nos deixar carente de nada, corria para ficar ao lado do leito de algum doente e estar presente no momento do funeral porque, dizia ele, “é ali que o padre deve mostrar toda a sua caridade pastoral”.

Hoje estamos presentes ao funeral do Padre Toninho para lhe agradecer de todo o coração, agradecimento que todos devemos ter pela nossa vida e à nossa missão, uma esperança, um incentivo, uma ajuda na amizade”.
O funeral do Padre Toninho será celebrado hoje segunda-feira, 15 de fevereiro, às 15h, em Ibiporã/PR, na Capela Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, anexa à Casa do Instituto. Segue-se o sepultamento no túmulo do Instituto no Cemitério Municipal de Ibiporã.

Padre Marco Villa – Secretário Geral do PIME

 

falecimentoPe. Antônio Carlos Nunes PIMEPIME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA