Nota de esclarecimento

>
>
Nota de esclarecimento

CONSIDERANDO que têm chegado à Cúria Metropolitana de Florianópolis diversos pedidos de esclarecimentos acerca de postagens nas mídias sociais de um padre, chamado Pe. Fabrício Adão Bernardo, particularmente com a disponibilidade para celebrações de sacramentos (missas, batizados, matrimônios, etc.),

CONSIDERANDO que, acessando as redes sociais (Facebook), encontramos informações por ele mesmo dadas, a saber: Pe. Fabrício Adão Bernardo, da “Missão Vida em Oração”, da ICAB (sigla de: Igreja Católica Brasileira),

A Arquidiocese de Florianópolis ESCLARECE o quanto segue.

  1. Este padre, como ele mesmo se apresenta, pertence à Igreja Católica Brasileira (ICAB). Não é padre da Igreja Católica Apostólica Romana e, portanto, não está em comunhão com o Romano Pontífice (o Papa) nem com nosso Arcebispo Metropolitano. A confusão pode ser gerada, entre outros fatores, pelo fato de usar paramentos iguais aos de nossos padres, de celebrar missas, batizados e casamentos do mesmo modo que nós, e de manifestar devoção a Nossa Senhora e aos santos católicos. Mas, repetimos, ele não é padre católico, não pertence à Igreja Católica Apostólica Romana.

  2. Os sacramentos que ele realiza não têm validade no âmbito da Igreja Católica Apostólica Romana. Se alguém, inadvertidamente, foi batizado por ele, ou casou sob sua assistência, e quiser permanecer na Igreja Católica Apostólica Romana, deverá procurar seu Pároco para acertar sua condição sacramental.

  3. Respeitando as variadas manifestações da fé cristã, recordamos que devemos evitar qualquer confusão ou risco de indução ao erro. Portanto, os responsáveis pelas nossas igrejas (igrejas paroquiais, de comunidades, de irmandades, santuários, etc.), devem estar atentos para não permitirem que padres ou outros ministros de outras igrejas utilizem nossos ambientes, nem usem objetos próprios de nosso culto e de nossas devoções… Advertimos, também, que não é autorizado realizar imagens (fotos) em nossas igrejas (ambientes) por ministros de outras igrejas.

  4. Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos.

Na fé em Cristo, Senhor e Salvador,

Dom Wilson Tadeu Jönck
Arcebispo Metropolitano de Florianópolis

 

Igreja Católica BrasileiraNota de esclarecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA