No dia de Nossa Senhora Aparecida, Pe. Guilherme é ordenado presbítero

>
>
No dia de Nossa Senhora Aparecida, Pe. Guilherme é ordenado presbítero

A histórica igreja matriz da Paróquia Nossa Senhor do Rosário, na Enseada de Brito, na Palhoça, ficou pequena para receber tantos fiéis na celebração eucarística na qual, pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Wilson Tadeu Jönck, Pe. Guilherme Acacio do Nascimento foi ordenado presbítero para a Igreja. O salão também foi utilizado para acolher os amigos e familiares do neossacerdote.

No dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo destacou em sua homilia o exemplo da Virgem Maria em responder ao chamado do Senhor. “Tudo ganha um novo sentido quando entendemos a nossa vida como um chamado de Deus. A vida de Nossa Senhora mudou a partir do seu sim. Ela teve algo que a revestiu inteiramente: o Espírito Santo”, afirmou Dom Wilson.

“A vocação cristã e sacerdotal é a mesma coisa: Deus tem um plano e chama todos os batizados para realizar esse plano; não para nós, mas para realizar isso no mundo, para os outros, para que todos acolham a salvação. O sacerdote é chamado exatamente para isso. Não é um Espírito Santo diferente, mas o mesmo que agiu em Nossa Senhora”, exortou o arcebispo.

Ao se voltar mais especificamente para o Evangelho do dia, Dom Wilson comparou as talhas vazias das Bodas de Caná às vidas vazias que podemos estar vivendo, e como Maria, atenta a tudo, dá a “receita”: “Fazei tudo que Ele vos disser”.

“Diácono Guilherme, você é chamado a fazer a vontade de Cristo. Você, como padre, é chamado a ser como esse que anuncia: fazer o que Ele disser; chamado a mostrar isso através da sua fé e do seu relacionamento com Cristo. Assim você será um instrumento para que o plano de Deus aconteça nas nossas comunidades. Não é porque você é inteligente e outras mil qualidades. Tudo isso vai ajudar para que o Espírito possa realizar uma obra no coração das pessoas. Vejo que o sacerdócio é exatamente isso: ‘fazei tudo que Ele vos disser’. Como Maria, ser instrumento para que Deus transforme as talhas vazias da nossa vida”, indicou.

Ao final da celebração, Pe. Guilherme agradeceu a todos e falou sobre a responsabilidade com o lema presbiteral que escolheu para si, “Tudo na caridade” (ICor 16,14): “Fazei tudo na caridade. É o que diz o apóstolo Paulo à comunidade de Corinto. Palavras estas que escolhi por lema para esta ordenação presbiteral. Compreendo que este tema é ousado e desafiador. Na realidade trata-se de um belo programa de vida a ser assumido a partir de hoje. Ninguém é bom somente para si. Uma pessoa caridosa não se fecha ao outro, porque compreende que estaria se fechando ao próprio Deus. Compreendo que a caridade, portanto, é uma forma muito preciosa de fazer Cristo transparecer em nosso meio. Assumo essas palavras no início de meu ministério na certeza de que a caridade de muitos irmãos tem me alcançado ao longo deste anos e por essas pessoas manifesto carinho e gratidão.”

Para saber mais sobre a vocação e o caminho sacerdotal do Pe. Guilherme, clique aqui.

Fotos: Luis Ricardo Pires e José Ricardo Pires

Ordenação presbiteral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA