Caminhada reflete chamado à santidade

>
>
Caminhada reflete chamado à santidade

Quem participou da Caminhada pela Santidade, promovida pela Associação Marcelo Henrique Câmara no dia 28 de setembro, certamente fez uma bela experiência de oração e de oferecimento de sacrifício, na intenção da abertura do processo de beatificação do jovem leigo Marcelo Câmara, pela unidade da Santa Igreja na pessoa do Papa Francisco, e na intenção da busca da santidade pessoal.

Reunindo pessoas de Chapecó, Brusque, Joinville, Governador Celso Ramos, além da Grande Florianópolis, a caminhada foi realizada no trecho do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, no norte da Ilha de Florianópolis. Com início às 8h, na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, Pe. Francisco Rohling enviou os peregrinos ao caminho completado às 16h, com missa, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses. A celebração foi concelebrada pelo Pe. Vitor Feller, postulador da causa de beatificação de Marcelo; e pelo pároco Pe. Silvano Torquato; com a presença dos diáconos Roberto Guilherme da Costa e José Augusto da Silva Filho.

Em um dia lindo de sol, os caminhantes contemplaram a beleza natural das praias e trilhas, refletindo sobre circunstâncias concretas do caminho de fé do jovem Marcelo – paroquiano dos Ingleses, gostava muito de rezar quando caminhava na praia – e sobre o chamado à santidade no mundo de hoje.

A experiência concreta da caminhada é uma analogia ao caminho da santidade de cada um de nós: intensamente exigente e profundamente belo. Um caminho que se faz com o auxílio poderoso da graça de Deus, que vem em socorro da nossa falta de forças, do desânimo, da falta de paciência, de fé, de esperança e de caridade. Um caminho que depende de cada um de nós, mas que não fazemos sozinhos.

Texto: Maria Zoê Bellani Lyra Espindola
Fotos: Renato Polli e Rafael da Costa Bolsanel

Arquidiocese de FlorianópolisCaminho de Santiago de CompostelaCanasvieirasMarcelo Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA