ANJOS-1A Arquidiocese de Florianópolis comunica que, em 2016, a Festa da Anunciação do Senhor será celebrada na segunda-feira, 04 de abril.

Isto porquê, na data oficial da Festa, 25 de março, a Igreja vive neste ano a Sexta-feira Santa.

Anunciação do Senhor

A solenidade da Anunciação do Senhor é a celebração do grande mistério cristão da Encarnação do Verbo de Deus. A data de 25 de Março está em função do Nascimento de Jesus, que é celebração exatamente nove meses depois. A catequese sempre fez coincidir a Anunciação e a Encarnação. Estes mistérios começaram a ser celebrados liturgicamente provavelmente depois da edificação da basílica constantiniana sobre a casa de Maria, em Nazaré, no século IV.

A celebração no Oriente e no Ocidente data do século VII. Durante séculos, esta solenidade teve sobretudo carácter mariano. Mas Paulo VI devolveu-lhe o título de “Anunciação do Senhor”, repondo o seu carácter predominantemente cristológico. Em síntese, trata-se de uma “celebração (que) era e é festa de Cristo e da Virgem: do Verbo que se torna filho de Maria e da Virgem que se torna Mãe de Deus” (Marialis cultus 6).

Fonte: Portal Dehonianos

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*