Natividade de São João Batista

>
>
Natividade de São João Batista
Imagem: “São João Batista criança com o cordeiro”, por Bartolomé Esteban Murillo

Neste mês de junho, celebramos na nossa Igreja o grande santo popular e muito estimado pelo povo: natividade de São João Batista. Ele marcou profundamente a vida do povo pelos seus ensinamentos e pelo exemplo de vida, se tornando muito amado e festejado dentro da nossa Igreja.

A celebração da solenidade da natividade de São João Batista, “o maior dos profetas nascidos entre as mulheres” e que foi enviado “para preparar os caminhos do Senhor”. Ele e a Virgem Maria são os únicos santos em que a nossa liturgia lembra o nascimento. Os outros santos são comemorados no dia da sua morte, mas no caso de São João Batista a liturgia celebra o nascimento e o seu martírio, que é dia 29 de agosto.

Como nos diz, o bispo Dom Frei Fernando Figueiredo, “a celebração da natividade de João Batista evoca a manifestação da graça e bondade de Deus. O lema é a frase de Zacarias, seu pai, no evangelho ‘seu nome é João’”. A frase é uma mensagem da gratuidade e bondade divina. O próprio nome – Yohanan significa “Deus se mostrou misericordioso”. É muito importante lembrar que seus pais, Zacarias e Izabel, eram idosos e a sua mãe, estéril. Portanto o nascimento de João revela o poder e a misericórdia de Deus Pai e é um sinal claro da importante missão que a ele é confiado.

João Batista é testemunha da luz, sobretudo por ter apontado Cristo no meio da humanidade. Ele encarna a plenitude do Antigo Testamento e a preparação para o evangelho. E teve a graça de batizar o próprio Cristo, marcando o início da missão do Divino Salvador.

Pe. Élio Luiz Grings
Pároco da Paróquia São João Batista, em São João Batista

Jornal da ArquidiocesePadre Élio Luiz GringsSão João Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA