Movimento Pólen completa 50 anos de caminhada

>
>
Movimento Pólen completa 50 anos de caminhada
Retiro que deu origem ao Movimento Pólen, de 27 a 29 de agosto de 1971, no Morro das Pedras.

Neste mês de agosto, o Movimento Pólen, sediado na Catedral Metropolitana, completa 50 anos de caminhada, com grande sentimento de gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas em todos esses anos.

“O começo dessa história é muito singular, é resultado de um ‘SIM’ dado pelo então professor de Ensino Religioso do Instituto Estadual de Educação, Pe. Pedro Adolino Martendal, a um grupo de alunos da 4ª série ginasial, que em 1971 pediram a ele que lhes organizasse um retiro. Com a ajuda do grupo de Treinamento de Líderes Cristãos, Pe. Pedro conduziu 52 jovens à Casa de Retiros no Morro das Pedras, em 27 a 29 de agosto daquele ano. O objetivo era viver uma experiência mais profunda junto a Deus. Assim nasceu o Movimento Pólen. E, por graça divina, a Palavra lá semeada caiu em terra fértil, fecundou, cresceu e chegou aonde estamos hoje”, conta Marcia Espíndola, que fazia parte daquele grupo de alunos.

A ‘porta de entrada’ do movimento é o Retiro Básico. Nesses 50 anos, já foram realizados 63 Retiros Básicos que contaram com a presença de mais de três mil jovens. “Na sua história, o Pólen teve participação em projetos e campanhas sociais, objetivando ajudar o próximo, como ensinou Nosso Senhor Jesus Cristo”, diz Carolina Xavier, atual coordenadora do movimento.

O Pólen tem como maior objetivo impregnar todos com a “unidade querida por Jesus”, apresentando Cristo aos jovens. Tem uma pedagogia própria, construída ao longo dos anos e que os ajuda na caminhada cristã, baseada na Mística Pólen, que destaca sete pontos do Evangelho como guia e orientação para a vida social-comunitária. Visando a socialização dos jovens, são realizados eventos, festas da família, encontros de formação, participação em atividades da Arquidiocese, entre outros.

Hoje, a Família Pólen é constituída de jovens, casais, seus filhos e até netos, que continuam a nutrir a fé na vivência em comunidades, dividindo-se nas etapas de Básico, Aprofundamento, Opção, Renovação e Casais. Essa vivência proporciona partilha de vida e ajuda mútua na caminhada de suas vidas.

No dia 28 de agosto, na Catedral, às 18h15, acontecerá a Celebração Eucarística em louvor e agradecimento a Deus pelo Jubileu de Ouro.

O Movimento Pólen deseja continuar, com a graça divina, a seguir sua vocação de trabalhar na construção do Reino de Deus. Saiba mais no site: movimentopolen.org, ou pelo Instagram: @movimentopolen.

Catedral Metropolitana de FlorianópolisMovimento Pólen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA