O ano de 2020 está sendo marcado por diversas comemorações na Arquidiocese de Florianópolis, mesmo em meio à pandemia de Covid-19. Uma dessas é a celebração dos 50 anos de fundação do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC) na Arquidiocese. Nicolau Jorge Vales, coordenador arquidiocesano, explica que o MCC é “um movimento da Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência e a convivência do fundamental cristão, que ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoal, e propicia a criação de núcleos de cristãos que fermentam o Evangelho em diversos ambientes”.

Atualmente o Movimento de Cursilhos conta com 114 grupos espalhados por toda Arquidiocese sendo que cerca de 21 mil pessoas já fizeram os retiros do movimento. Para este ano, o MCC tinha uma extensa programação de comemoração do Jubileu de Ouro, porém, com a pandemia, os planos tiveram de ser mudados. “Neste ano havíamos feito uma longa programação que envolveria todos os setores da Arquidiocese, com um evento em cada setor para que muitos cursilhistas pudessem acompanhar. No mês de outubro, estava programado a celebração oficial com uma missa solene que seria realizada no Santuário Santa Paulina, presidida por nosso Arcebispo Metropolitano, mas infelizmente foi preciso cancelar todos os eventos para garantir a segurança e a vida de nossos irmãos e irmãs”, conta Nicolau.

Apesar do cancelamento das comemorações dos 50 anos, os cursilhistas estão utilizando as redes sociais para dar continuidade aos seus encontros. Semanalmente são realizadas as Escolas Vivenciais, às segundas-feiras às 20h. A transmissão da missa acontece na 4ª segunda-feira de cada mês. E os grupos se organizam para rezar o terço conforme a disponibilidade dos participantes. Os encontros acontecem nas redes sociais de cada setor pertence ao MCC na Arquidiocese:

  • GED: @gedfloripa (Instagram)
  • Setor Florianópolis:
    @cursilhofloripa (Youtube, Instagram e Facebook)
  • Setor Santo Amaro:
    @mccsantoamaroeaguasmornas (Facebook)
  • Setor Brusque:
    @cursilhobrusque (Facebook e Youtube)
  • Setor Itajaí:
    @cursilhosetoritajai (Facebook)

1 Comentários, RSS

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*