Morre Dom Juventino Kestering, filho da Diocese de Tubarão

>
>
Morre Dom Juventino Kestering, filho da Diocese de Tubarão

A Diocese de Rondonópolis (MT) confirmou no início da tarde deste domingo, 28 de março, o falecimento de Dom Juventino Kestering, natural de São Ludgero (SC), vítima de complicações da Covid-19. Filho da Diocese de Tubarão, ele era o bispo titular da diocese da região sudeste mato-grossense.

Dom Juventino Kestering nasceu no dia 19 de maio de 1946, em Morro do Gato, hoje Morro do Cruzeiro, município de São Ludgero, região sul de Santa Catarina. Ingressou no seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão, no dia 12 de fevereiro de 1959, quando tinha 13 anos. Estudou filosofia e teologia em Curitiba (PR); foi ordenado padre pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla, no dia 14 de julho de 1973, na igreja matriz São João, em São Ludgero e celebrou a primeira missa na igreja de São Pio X, em sua terra natal. Logo assumiu a missão de vigário paroquial na catedral diocesana de Tubarão.

No Regional Sul 4 da CNBB, quando ainda era padre da Diocese de Tubarão, Dom Juventino foi professor do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) e coordenador regional da Comissão para a Catequese. Em nível nacional, também assessorou a Comissão para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.

Em 19 de novembro de 1997, o então padre Juventino Kestering foi nomeado bispo diocesano de Rondonópolis pelo Papa João Paulo II e recebeu a Sagração Episcopal no dia 8 de março de 1998, na catedral de Tubarão, pela imposição das mãos de Dom Hilário Moser, SDB, assumindo como lema ‘Enviou-me para evangelizar’.

Em 22 de março de 1998, Dom Juventino tomou posse como bispo diocesano de Rondonópolis. Em seu episcopado aconteceram as mudanças geográficas com anexação de mais cinco paróquias, passando a ser diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

Leia a nota da Diocese de Rondonópolis sobre o falecimento de Dom Juventino na íntegra clicando aqui.

Fonte: CNBB Sul 4

Dom Juventino Kesteringfalecimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA