Missa abre comemoração do Bicentenário de Itajaí e do Curato do Santíssimo Sacramento

>
>
Missa abre comemoração do Bicentenário de Itajaí e do Curato do Santíssimo Sacramento

Itajaí não tem, na verdade, um fundador e uma data exata de fundação. A gênese de um marco de fundação da cidade ocorreu em 1815, quando Santa Catarina recebeu a sua primeira Visita Pastoral na pessoa de dom José Caetano da Silva Coutinho, bispo do Rio de Janeiro. Era a primeira visita do bispo diocesano à Província de Santa Catarina que, quando em trânsito pela foz do rio Itajaí(1), faz descrições sobre o que via, fala dos moradores do lugar e, por fim, permite a edificação de uma capela, dizendo: “na profunda e formosa barra do Itajaí, onde há muitos moradores de cá e de lá do rio, permiti que se edificasse uma capela ou oratório ao menos para a missa…”(2) Essa permissão de edificar uma capela se concretizou em 1823. No ano seguinte, a 31 de março, a capela foi elevada à condição de Curato, produzindo-se o primeiro documento oficial que arregimentou os esparsos moradores em volta daquele pequeno templo, fazendo nascer a póvoa que é hoje a cidade de Itajaí. Nosso certificado de existência legal e autônoma dentro de um território delimitado foi o da criação do Curato. “Embora o documento tenha sido produzido por uma autoridade eclesiástica, o que ele determinava tinha também efeito civil, porque, na época, havia no Brasil a união entre Estado e Igreja. O culto católico era considerado um serviço público e os bispos e padres eram tidos como servidores públicos e remunerados para tal. A provisão que certificou o nascimento de Itajaí saiu lavrada deste modo: Dom José Caetano da Silva por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica Bispo do Rio de Janeiro…” (Pequena História de Itajaí – Edison d´Ávila).

A primeira instituição oficialmente fundada em Itajaí foi a paróquia Santíssimo Sacramento, como Curato, em 1824, fazendo nascer a Vila do Santíssimo Sacramento do Itajaí, um marco na fundação da cidade. A provisão, documento com o qual a autoridade eclesiástica autorizara o exercício da função de capelão e cura a frei Agote e criara um novo ente jurídico na sua circunscrição, o curato do Santíssimo Sacramento de Itajaí, transformou-se, por conseguinte, no certificado de nascimento de Itajaí.(3)

Com a elevação da Capela à condição de Curato e a consequente vinda de um Cura, concretizou-se uma importante organização, não somente religiosa, dentro de princípios evangélicos, litúrgicos e espirituais, mas também de efeito civil, criando-se, assim, oficialmente, o primeiro órgão público do lugar. No Histórico da administração itajaiense, o que de mais antigo se encontra é o ano de 1824, ano este em que se criava o curato de Itajaí, com a nomeação de seu primeiro Vigário, o Frei Pedro Antônio Agote, da ordem dos Franciscanos.(4)

Quando, em 1974, se comemorou os 150 anos do Curato, o historiador e jornalista Silveira Jr confirmou a importância do documento editado pelo bispo do Rio de Janeiro em relação à fundação de Itajaí: Não há dúvida que antes dessa data (31 de março de 1824) Itajaí não existia como comunidade organizada. Por isso, o sesquicentenário da fundação da paróquia se fundamenta no mais antigo documento incontestável de nossa fundação como aglomerado urbano e seria justo que fosse condignamente relembrado, sem polêmicas, sem maledicências, sem contestações.(5)

No dia 31 de março de 2023, abriremos o Ano do Bicentenário, com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, às 19h30, que será encerrado em 8 de dezembro de 2024.

Por Pe. Eder Claudio Celva – Pároco do Santíssimo Sacramento

MAIS INFORMAÇÕES:
Padre Eder Claudio Celva – Pároco do Santíssimo Sacramento. Contato: [email protected]
Professor Edison d´Ávila – Coordenador da Comissão Comemorativa – Contato: (47) 99936-6676

__________________
1 PIAZZA, Walter. F. A Igreja em Santa Catarina. Notas para sua história. Editora IOESC. Florianópolis – SC. 1977.p 90.
2 Livro de Visitas Pastorais. N. 15. P. 18. Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.
3 ÁVILA, d´Edson. Pequena História de Itajaí. IHGSC. Segunda Edição – revista e ampliada. 2018. P. 80.
4 SILVA, Afonso Luiz. Itajaí de Ontem e de Hoje. Edição do autor. 1971. P. 21.
5 Silveira Júnior. Jornal do Povo – Itajaí. 02/02/1974.

Bicentenário de ItajaíParóquia Santíssimo Sacramento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA