Milhares de fiéis, peregrinos e romeiros prestigiam Festa de Nossa Senhora de Azambuja

>
>
Milhares de fiéis, peregrinos e romeiros prestigiam Festa de Nossa Senhora de Azambuja

Chegou ao fim neste domingo, 21 de agosto, a programação da Festa de Agosto de Azambuja, que teve início dia 12, com a novena preparatória. Devotos, romeiros, peregrinos, fiéis e turistas vieram de diversas regiões para acompanhar a festa e participar das celebrações religiosas, desenvolvidas ao longo de dez dias no complexo.

O Santuário Nossa Senhora de Azambuja celebrou solenemente a padroeira com missa festiva presidida, às 10h deste domingo (21), pelo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck e presença dos demais padres que atuam no Santuário. O público lotou o templo para acompanhar a celebração, que teve, ainda, a presença dos festeiros e autoridades municipais, como o Prefeito de Brusque, José Ari Vequi e o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas, ambos acompanhados de suas esposas. No sábado, ocorreu a procissão luminosa no Morro do Rosário, precedida pela missa celebrada pelo Bispo Emérito de Salvador (Bahia), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

“É uma alegria para nós do Santuário acolher tantos romeiros e peregrinos que vieram durante a semana, e também pela alegria de retomar a festa depois de dois sem acontecer, por conta da pandemia. Nosso povo tem um grande carinho e amor por Nossa Senhora e pelo Santuário de Azambuja, então, estamos em festa e felizes”, destacou o Reitor do Santuário, Pe. José Henrique Gazaniga.

“Vir aqui é sempre motivo de alegria. A gente vem por uma questão de fé, e a mesma fé que traz os romeiros e todas as pessoas é a mesma fé que traz o Bispo. Gosto de estar em Azambuja, de celebrar com o povo nesta festa”, comentou Dom Wilson. “As festas estão sendo bastante participadas, com muita vida. Parece que uma grande espera fez com que todos quisessem festejar e se encontrar. Isso se manifesta em um momento de fé, oração e celebração. E depois a confraternização em rever os amigos, alguns que há tempos não se encontravam por conta da pandemia. E tudo isso é proporcionado pela festa, este ponto de encontro para muita gente”, complementou.

O Prefeito de Brusque, José Ari Vequi, destaca que é importante para o município ter uma de suas maiores festas religiosas novamente acontecendo, com presença do público. “É importante poder receber tanta gente que vem na festa para além de Brusque. São turistas, peregrinos, que procuram este local já tradicionalmente para fazer sua oração. Ver a festa acontecer novamente é incluí-la no retorno das atividades religiosas, e é com muita alegria que Brusque recebe para a festa a sua comunidade, mas, também, tantos romeiros que aqui vem para agradecer a Deus tantas graças”, enfatizou o chefe do poder executivo municipal.

Festa da devoção mariana

A Festa de Nossa Senhora de Azambuja aconteceu no período em que a Igreja celebra o dia da Assunção de Nossa Senhora – um dos quatro dogmas marianos que recorda a Assunção do corpo da Virgem Maria ao Céu, contemplando o caminho que percorreu na Terra. “Em primeiro lugar, este é um dia em que o Santuário acolhe os peregrinos, pois não são aqueles que vem, apenas, para uma festa popular, mas, sim, por aquilo que entendemos como turismo religioso, e isso prevalece a um evento popular. E nos preparamos para acolher todo esse povo dentro do Santuário, para um grande louvor à Nossa Senhora, para uma das mais importantes festas dedicadas à ela: a Festa da Assunção”, comentou o vigário do Santuário e Capelão do Hospital Azambuja, Pe. Alvino Milani. Conforme explica o sacerdote, o dogma mariano foi declarado, oficialmente, pelo Papa Pio XII, em 1950. “Ele declarou que Nossa Senhora subiu ao Céus de corpo e alma e se tornou para nós o verdadeiro sentido da nossa vocação. Chegar onde ela está é nossa meta, e por isso a festejamos neste dia especial, principalmente no aspecto religioso. Aqui não tem um povo que apenas vem para a festa, é um povo que vem para uma romaria, uma devoção especial à Nossa Senhora”, enfatizou Pe. Milani.

A festa seguiu até o fim do dia, com diversas atividades, espaço gastronômico, missas em diversos horários, música, roda da fortuna, confraternizações e a tradicional feira de rua.

Texto e fotos: Juliane Ferreira/Rádio Diplomata

Nossa Senhora de AzambujaSantuário Nossa Senhora de Azambuja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA