Missa na igreja Matriz São Luís Gonzaga apresenta a vida que se sobrepõe a morte em um ano de pandemia

Contrastes entre a luz e a escuridão marcaram a missa de Natal, celebrada na igreja Matriz São Luís Gonzaga, na noite de ontem, 24 de dezembro. Presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv e concelebrada pelo padre Flávio Morelli, um dos momentos mais emocionantes foi a condução da imagem do menino Jesus até o presépio, trazido nos braços de Manuela Visconti, 5 anos, acompanhada dos pais, Diogo e Fernanda e de seus dois irmãozinhos, os gêmeos Diogo Júnior e Júlia, de quatro meses, nascidos em meio à pandemia da Covid-19. Em um ano de ambivalências, a mensagem de Natal da Paróquia é da vida que se sobrepõe a morte e pode chegar assim, com a graça de ser duplicada e em abundância.

“O contexto da Primeira Leitura do profeta Isaias mostra que o povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Nós vivemos um ano de trevas, com destaque para a pandemia. Na Páscoa recordamos que Jesus é a luz do mundo e esperamos que, no Natal, seja renovada nossa alegria em saber que Deus está conosco e nos dá coragem para vencer este momento”, afirma o pároco.

Ao citar a Páscoa, padre Diomar lembra de um outro contraste de 2020. Na época, a igreja estava fechada e a Semana Santa transcorreu com um número limitado de pessoas, restrito às funções litúrgicas e de transmissão. Já no Natal, foi possível voltar a sentir a emoção, o carinho e o encantamento da comunidade que se reuniu para celebrar a fé. “Na escuridão é mais fácil ver a luz. Tomara que, em meio à pandemia, as pessoas tenham reencontrado a luz que é Cristo e d´Ele se aproximem, não só no Natal, mas ao longo de toda a vida”, observa.

Padre Diomar enfatiza o sentimento de gratidão pelas amizades e pelas vivências compartilhadas em 2020 na paróquia. “Desejo que o Natal traga alegria, paz e esperança. Que nos dê coragem e que saibamos valorizar a vida e, ao mesmo tempo, acolher Deus em nossa história”, ressalta.

No dia 25 de dezembro, as missas de Natal foram celebradas na igreja Matriz às 7h, 9h e 19h. No sábado, a missa acontece às 19h e, no domingo, às 7h, 9h e 19h. No dia 31 de dezembro, haverá Missa de Ação de Graças às 19h e, no dia 1º de janeiro, às 9h e 19h.

Texto e foto: Guédria Motta/Ideia Comunicação Corporativa

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*