Legião de Maria: conselhos de Florianópolis e Itajaí participam de encontro estadual

>
>
Legião de Maria: conselhos de Florianópolis e Itajaí participam de encontro estadual

De 21 a 23 de abril, aconteceu em Lages, no Centro de Formação Católica, o Encontro Estadual com Oficiais da Legião de Maria de 2023, promovido, organizado e coordenado pelos oficiais (dirigentes) da Regia Nossa Senhora dos Prazeres – Conselho Superior da Legião de Maria em Santa Catarina, com sede em Lages. Da Arquidiocese de Florianópolis estiveram 10 legionárias(o), representando os Conselhos Comitium Immaculata (Florianópolis) e Comitium Stella Maris (Itajaí).

Com a retomada das atividades presenciais no Estado (Regia), após a dramática experiência da pandemia de Covid-19, o encontro contou com uma participação de 35 legionárias(os), de algumas dioceses do Regional Sul IV da CNBB (SC), e teve por tema: “O legionário e a vocação cristã”, inspirado no Manual Oficial da Legião de Maria, em seu capítulo 33 (Principais deveres dos legionários), item de número 14.

O assessor foi o leigo/legionário Fabian Granetto, de Lages, que relacionou o tema do encontro e refletiu sobre a Espiritualidade Pascal (nossa vivência pascal – impacto da Ressurreição), iluminado pelo texto de João 6,16-21, e o 3º Ano Vocacional no Brasil, iluminado pelo texto de Lucas 24,13-35. Como leigos legionários, entendemos que Jesus nos chamou para “segui-Lo, deixarmo-nos conquistar por Ele, e permanecer com Ele”.

O assessor utilizou-se de dinâmicas diversas: símbolos, cânticos, escrita de cartas, encenações, testemunhos… para conduzir os participantes à reflexão, meditação e compreensão do tema e da espiritualidade legionária.

Orações iniciais legionárias (Tessera) e mistérios do Rosário, conduzidas pelo Comitium Stella Maris (Itajaí), em 23/04/2023, no Encontro Estadual com Oficiais da Legião de Maria.

O encontro também contou com a presença do Fr. Rafael Spricigo,ofm, atual Diretor Espiritual da Regia, que, além de presidir celebrações, esclareceu algumas dúvidas dos legionários sobre Eclesiologia e sobre Pastoral.

Outro momento importante foi quanto às orientações dadas pelas oficiais da Regia, em particular por sua vice-presidente, irmã Lúcia Helena Silva de Carvalho, sobre a unidade dos Praesidia, Curiae, Comitium e Regia (estruturas administrativas e pastorais da Legião), a ordem das reuniões do Praesidium (pequeno grupo, célula básica da Legião de Maria), a fidelidade às normas legionárias, a administração financeira, a firmeza nos recrutamentos (convites), a manutenção de atas e relatórios, entre outros…

Para as oficiais da Regia N. Sra. dos Prazeres e dos demais Conselhos, o Encontro Estadual reanimou a fidelidade legionária, a perseverança no apostolado, a esperança na participação legionária nas Igrejas locais…

Igualmente importante, registre-se, foi a experiência das celebrações eucarísticas (missas) no Mosteiro Nazaré, das Irmã Clarissas Pobres, anexo ao Centro de Formação.

O legionário, a legionária, deve assumir na sociedade e na Igreja o seu batismo, configurando-se a Cristo Ressuscitado, que caminha com os seus, vivenciando um sacerdócio autêntico, um profetismo transformador, uma missão real/pastoral verdadeira. Assim, os legionários serão “sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, e ramo da videira verdadeira”!

Com informações de Marcio Murilo, representante do Comitium Immaculata (Florianópolis)

Legião de Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA