Lectio Divina – 4º domingo do Advento

>
>
Lectio Divina – 4º domingo do Advento

Lectio (leitura): Mateus 1,18-24:

“O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados”. Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta: “A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus conosco’”. Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa”.

Meditatio (meditação)

Detenhamo-nos sobre a postura de São José frente à ação de Deus. O pai putativo de Jesus, com silêncio e em profunda escuta, acolhe a mensagem do anjo, que revela o mistério da Encarnação.

Oratio (oração)

Senhor Jesus, acolhemos teu Natal entre nós. És Deus conosco, nosso Salvador. Como tua mãe, pomo-nos disponíveis a acolher a vontade de teu Pai também em nós. Como teu pai, José, obedeceremos a tua voz e procuraremos realizar teu plano em nossa vida. Vem, Senhor Jesus.

Contemplatio (contemplação)

Façamos da cena uma imagem para a contemplação: José e o anjo em diálogo. Contemplemos esta passagem bíblica com fé, meditando sua grandeza paradoxalmente simples.

Missio (missão)

Acolhamos este Advento como tempo propício para preparar bem a celebração do Natal em nossas casas e em nossas comunidades. Nossa Senhora e São José são nossos intercessores neste caminho.

Advento e NatalContemplaçãoLectio Divina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA