Lectio Divina – Mt 9,9 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Mt 9,9 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

“Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus” (Mt 9,9).

Meditatio (meditação)

O olhar de Jesus para Mateus é um olhar de amor e misericórdia. Jesus não vê os pecados de Mateus, mas vê o seu coração e a potencialidade de se tornar verdadeiro discípulo. Pecador público, Mateus se deixa envolver pelo convite amoroso de Jesus e, prontamente, segue seus passos. O Mestre quer estar em comunhão com aquele que Ele chamou, por isso vai à casa de Mateus e faz a refeição com ele. Mateus é curado interiormente pela misericórdia de Deus (Mt 9,12-13). Da coletoria de impostos passa para a gratuidade do Evangelho.

Oratio (oração)

Senhor, médico de nossas vidas, curai-me de toda espécie de julgamento e discriminação. Ensinai-me a viver a misericórdia e o amor.

Contemplatio (contemplação)

Mateus contemplou nos olhos de Cristo o amor e a misericórdia. Façamos também nós essa experiência profunda de fé.

Missio (missão)

Ao convite de Jesus, Mateus se levanta e segue o Mestre. Enquanto discípulos, não podemos permanecer sentados numa situação de cobrança e indiferença. Levantados, em posição de prontidão e entrega, somos chamados à missão. Não podemos ter medo de enfrentar as realidades que nos desafiam. É preciso ir às periferias existenciais, como nos exorta o Papa Francisco. No encontro com as pessoas, não há espaço para o julgamento. O discípulo levará sempre em seu coração as palavras de Jesus: “Quero misericórdia e não sacrifício” (Mt 9,13).

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 238 do Jornal da Arquidiocese

Setembro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA