Jesuítas em Florianópolis celebram abertura do Ano Inaciano

>
>
Jesuítas em Florianópolis celebram abertura do Ano Inaciano

No último dia 22 de maio, na Igreja de Santa Catarina de Alexandria, os jesuítas e toda a comunidade educativa do Colégio Catarinense celebraram a abertura do Ano Inaciano em Florianópolis, com uma missa presidida pelo diretor geral do Colégio, Pe. João Claudio Rhoden, SJ, e concelebrada pelos padres Guido Valli, SJ, e Ednardo Serafim, SJ. Ao início da celebração, houve a entronização da relíquia de Santo Inácio que ficará exposta na igreja durante todo o Ano Jubilar.

O Ano Inaciano faz memória dos 500 anos da conversão de Santo Inácio e 400 anos de sua canonização. A abertura oficial aconteceu no dia 20 de maio, em Pamplona, na Espanha e culminará no dia 31 de julho de 2022, data em que é comemorada a festa de Santo Inácio de Loyola.

A experiência de Inácio deu origem a uma espiritualidade que, cinco séculos mais tarde, continua auxiliando o encontro de milhares de pessoas com Deus. Com o lema “Ver novas todas as coisas em Cristo”, o Ano Inaciano pretende mobilizar todas as obras apostólicas da Companhia de Jesus ao redor do mundo e também a cada um de nós para um verdadeiro caminho de conversão pessoal.

Em Florianópolis, o Colégio Catarinense, a Igreja Santa Catarina de Alexandria e a Casa de Retiros Vila Fátima têm pensado atividades que ainda serão oportunamente divulgadas e que propiciem uma melhor vivência deste ano jubilar.

Indulgências no Ano Inaciano

A Santa Sé, por ocasião do Ano Inaciano e atendendo a um pedido do Padre Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, SJ, concederá indulgência plenária aos fiéis que visitarem as igrejas da Companhia de Jesus durante o Ano Inaciano. A Igreja concede esta indulgência durante os anos santos, nesse caso no ano jubilar, para ajudar as pessoas a avançarem fundamentalmente no caminho da conversão. Durante este tempo privilegiado, convida-se os cristãos a darem um passo particular que expresse o desejo de avançar em sua peregrinação espiritual. Trata-se de ir a um lugar concreto, neste caso em alguma igreja da Companhia de Jesus, para viver o sacramento da reconciliação, participar da Eucaristia e rezar nas intenções do Santo Padre. É uma forma a mais de progresso no caminho da santidade a qual todos são convidados.

Para saber mais sobre as atividades do Ano Inaciano no Brasil, acesse: https://anoinaciano.org.br/ano-inaciano/

Texto: Frater Carlos Cesar, SJ
Fotos: Edson Schweitzer 

Ano InacianoColégio CatarinenseCompanhia de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA