Instituto Pe. Vilson Groh divulga relatório social de 2020

>
>
Instituto Pe. Vilson Groh divulga relatório social de 2020

Evento aconteceu de forma online no canal do Instituto no Youtube, por conta da pandemia de Covid-19. Em 2020, mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas com os projetos e ações realizadas pelas organizações da Rede IVG e escolas conveniadas. Recursos foram captados por meio de projetos, convênios e pelas doações recebidas pela entidade.

“A beleza da vida não está no ponto de partida, nem no ponto de chegada, mas no caminho onde acontecem os encontros.” Com essa premissa é que o empreendedor social, Padre Vilson Groh, criou há 10 anos o Instituto Pe. Vilson Groh, para facilitar e potencializar o trabalho desta rede, criando sinergia entre as ações e gerando aprendizagem, além de ser um espaço de articulação política, onde se discutem os problemas sociais da região e propõem-se soluções, visando influenciar na formulação de políticas públicas. E, como forma de prestação de contas para sociedade, o IVG realizou na última terça-feira, dia 20 de julho, às 16h, o lançamento do seu Relatório Social do exercício de 2020. “O relatório social é uma forma de dar transparência às nossas ações e seus impactos e agradecer generosamente aos parceiros, voluntários e aliados da nossa causa, ao nosso sonho. Especialmente na edição deste ano, comemoramos também os 10 anos de Instituto e 40 anos de Rede IVG, resgatando memórias dessa história fundamentada nos princípios da solidariedade e da esperança”, pontua Pe. Vilson Groh.

Em homenagem às mulheres abnegadas e obstinadas que dedicaram suas vidas às comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis, e fazem parte da história da Rede IVG, a edição deste ano traz mulheres, jovens estudantes, voluntárias, colaboradoras, mães de famílias contando suas experiências ao fazerem dessa rede de transformação social.

Em 2020, a Rede IVG (ou seja, o conjunto de seis organizações e duas escolas sociais articuladas pelo IVG) atendeu 4.914 crianças, adolescentes e jovens com seus serviços e projetos. Mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas com suporte socioassistencial e alimentar. Em termos de investimento, em 2020, a Rede IVG aplicou R$ 8,4 milhões em ações educativas e sociais nessas comunidades.

Programas e projetos do Instituto Pe. Vilson Groh

Diante do cenário pandêmico em 2020, o IVG lançou o Fundo de Apoio às Famílias Empobrecidas da Rede IVG, com o objetivo de garantir o direito básico à alimentação e subsistência em meio à crise. Graças a mobilização das organizações, voluntários e parceiros, o Fundo Apoio arrecadou e investiu quase um milhão de reais no ano passado. Mais de 1.700 foram beneficiadas com cestas básicas, alimentos orgânicos, a moeda social, além de kits de limpeza e higiene, e máscaras de proteção. Agora, em 2021, só no primeiro semestre, R$ 418 mil já foram arrecadados e aplicados nas ações de segurança alimentar.

Outro programa do IVG que merece destaque é o Programa de Bolsas, que oferece curso preparatório para o vestibular nas universidades do Estado e bolsas de estudo no Ensino Técnico e Superior. Nos últimos anos, mais de mil estudantes já passaram pelo Pré-vestibular do IVG e mais de 300 jovens se tornaram universitários. Só em 2020, dos 78 vestibulandos, 29% já obtiveram aprovação nas universidades (e o número aumenta à medida que as faculdades divulgam seus resultados). Ainda em 2020, o IVG apoiou 54 universitários. Esses são alguns dos detalhes contidos no Relatório Social 2020 do Instituto Pe. Vilson Groh.

Medalha Dr. Geraldo Nicodemos Righi Vieira de Responsabilidade Social

Junto a divulgação do relatório social, o IVG anunciou a premiação da Medalha Dr. Geraldo Nicodemos Righi Vieira de Responsabilidade Social que homenageia pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que se destacaram em serviços de cunho social e assistencial prestados à sociedade da Grande Florianópolis. Criada em 2011, a honraria traz em seu nome a homenagem ao primeiro membro instituidor do IVG, Dr. Geraldo Nicodemos Righi Vieira. Desde a sua criação, anualmente, o IVG reconhece dois voluntários, por sua atuação junto a entidade, seus projetos e a defesa de suas causas. Nesta edição a menção foi entregue para Irmã Terezinha, fundadora da Associação João Paulo II, na Palhoça, por sua atuação desde 1978 em causas sociais, e a jornalista Adriana Laffin, sócia da Apoio Comunicação+Eventos, que há 10 anos contribui para a consolidação das ações de comunicação do IVG.

Abaixo, confira o relatório social.

Texto: Apoio Comunicação

Instituto Vilson Groh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA