Instituto Superior de Direito Canônico é instalado na Arquidiocese

>
>
Instituto Superior de Direito Canônico é instalado na Arquidiocese
DSC03223
Instalação do Instituto do Direito Canõnico

Um serviço para Igreja…

Na última segunda-feira, 06 de fevereiro, foi instalado no Provincialado das Irmãs da Divina Providência, em Florianópolis (SC), o Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC). A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, Moderador do ISDCSC, e contou com participação do Bispo de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, do Administrador Diocesano de Joinville, Pe. Adenir Ronchi, e de representantes do clero, religiosos e leigos do Regional Sul 4 da CNBB.

O ISDCSC é uma instituição eclesiástica voltada para o cultivo, ensino e pesquisa da ciência canônica, em processo de agregação à Pontificai Universidade Lateranense, de Roma. O ISDCSC responde a uma grande necessidade da Igreja. Precisa-se de especialistas em Direito Canônico seja para o serviço nos Tribunais Eclesiásticos, seja para os serviços administrativos e de consultoria nas cúrias diocesanas e religiosas, para a assessoria em outros setores da vida da Igreja, para o magistério e para contribuir de modo significativo no desenvolvimento da ciência jurídica e canônica.

Pe. Johon
Pe. Johon

Neste primeiro semestre, o curso já conta com um total de 30 alunos, e todos apresentam uma grande empolgação e interesse com o que vão aprender nós próximos anos. O Pe. Johon Sidney Oliveira Moraes é um exemplo. Ele virá todos os meses da Diocese de Bacabal, no Maranhão, para participar das aulas no ISDCSC. Ele conta o porquê da escolha de Florianópolis, “por ser a primeira turma, consequentemente seria mais exigente, porque a primeira é sempre a mais cobrada para servir de referência para os outros. Quando nós somos cobrados o proveito é maior”. Outro fator que motivou a escolha do curso em Florianópolis é a exigência que tem com os idiomas. “Não que nos outros cursos de direito canônico não sejam importantes os idiomas, mas aqui na Capital é mais cobrado”, afirma Pe. Johon.

Pe. Rafael
Pe. Rafael

Outro exemplo de determinação pelo curso é o do Pe. Rafael Uliano, da Diocese de Tubarão. “Durante os quatro anos do meu curso de Teologia, fiz uma especialização em Direito Matrimonial, no Rio de Janeiro. Lá tive a oportunidade de estudar e depois com a monografia feita no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) como conclusão do curso na área do Direito Canônico, orientado pelo Pe. Tarcísio, percebi o despertar do estudo desta área e também, contei com bastante o apoio e incentivo do próprio padre”.

Frei Moacyr
Frei Moacyr

O curso tem um corpo docente com uma vasta experiência canônica, seja no âmbito forense, quanto pastoral e magisterial. Frei Moacyr Malaquias Júnior, OFM, da Diocese de Cuiabá, professor na primeira semana letiva, é formado em Direito Canônico em Roma, onde trabalhou por 12 anos no Vaticano e também deu aulas na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma. No ISDCSC, ele ministrará as aulas de Filosofia do Direito, História das Instituições do Direito Canônico e Direito Patrimonial Canônico. “Essa iniciativa da Arquidiocese de Florianópolis de abrir este instituto tem uma grande importância para a região; sem dúvida alguma vai trazer uma grande contribuição para o Direito Canônico no Brasil”, destacou o Frei Moacyr.

O diretor do curso, Pe. Tarcísio Pedro Vieira, explica que “a ordenação dos estudos de Direito Canônico é constituída de três ciclos. O Primeiro Ciclo, de caráter propedêutico, é destinado aos alunos que não têm Filosofia e Teologia. O Segundo Ciclo, o Mestrado Eclesiástico propriamente dito, é para quem já tem Filosofia e Teologia. O Terceiro Ciclo é o Doutorado. O ISDCSC oferece o Primeiro e o Segundo Ciclos, e está aberto tanto aos clérigos, religiosos e religiosas, leigos e leigas”.

As aulas do Mestrado Eclesiástico são presenciais e realizadas de modo intensivo na primeira semana de cada mês; nas demais semanas, os alunos são acompanhados pela Sala de Aula Virtual.  O Instituto iniciou as atividades com dez alunos no Primeiro Ciclo e 20 no Segundo.DSC03110

Para mais informações acesse: www.isdcsc.org.brDSC03095
Contato: (48) 99151-8514

Crédito foto no dia da instalação, 06/02: Divulgação Provincialado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA