Iniciação à Vida Cristã com adultos

>
>
Iniciação à Vida Cristã com adultos

A Igreja das primeiras comunidades, muito se preocupou com os adultos. Se olharmos os Atos dos Apóstolos encontraremos uma catequese de Iniciação à Vida Cristã em torno do anúncio de Jesus, onde Paulo, Pedro, Filipe e outros seguidores testemunharam um fascínio pelo mistério da morte e ressurreição de Jesus (At 8, 26-40).

Nestes últimos anos, grande preocupação foi voltada para os adultos, tendo em vista que na Igreja Católica “temos muitos cristãos batizados, mas não evangelizados”.

Em 2001 foi elaborado um Estudo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o título: Com adultos, catequese adulta. Dom Francisco Javier, na ocasião bispo responsável pela dimensão bíblico – catequética em nível nacional, assim escreveu na apresentação do Estudo da CNBB nº 80: “Lamentamos que, durante séculos, a catequese tenha ficado presa a formas de instrução estereotipadas e quase exclusivamente dirigida a crianças e adolescentes”.

Questiona-se: Na Arquidiocese de Florianópolis, já temos esta consciência de que precisamos priorizar os adultos? Como as pastorais, movimentos, organismos se preocupam com um verdadeiro itinerário de crescimento na fé?

Gostaríamos de lembrar que o Diretório Nacional de Catequese (2006) também assume a importância da catequese com adultos. Vejamos: “Os adultos são, no sentido mais amplo, os interlocutores, primeiros da mensagem cristã” (DNC 181).

Em 2007, tivemos a oportunidade de ter em nossas mãos o Documento de Aparecida, após a conferência latino-americana dos bispos. Neste afirma: “A catequese não deve ser só ocasional, reduzida a momentos prévios aos sacramentos ou iniciação à vida cristã, mas sim, “itinerário catequético permanente”(DAp 298).

Hoje, assume importância o Rito de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). Apresenta um caminho catecumenal com adultos que favorece, sobretudo, um itinerário celebrativo.

Na Arquidiocese, necessitamos com urgência um melhor acompanhamento aos adultos.

“Lamentamos que, durante séculos, a catequese tenha ficado presa a formas de instrução estereotipadas e quase exclusivamente dirigida a crianças e adolescentes”.

Na verdade, não existe tempo para o início de preparação com adultos, mas olhar para as suas motivações, especialmente para os que pedem sacramentos.

Ter uma equipe de catequistas que possa disponibilizar-se para perfazer um caminho de amadurecimento na fé. É importante que seja dada uma atenção personalizada, percebendo o crescimento na fé e vida de cada iniciante.

Foi aprovado na Assembleia, em junho do ano passado, que assumiríamos realizar uma formação com adultos para os sacramentos, perfazendo um caminho de Quaresma a Quaresma isto é, inicia com a Quaresma em um ano e vai até a do outro ano. No sábado santo, estes adultos receberão os sacramentos: Batismo, Crisma e Eucaristia.

É importante, ter consciência que a iniciação à vida cristã acontece dentro do ano litúrgico e que culmina com a grande celebração do Mistério Pascal de Cristo.

Existe a catequese permanente com adultos que se desenvolve com muitas atividades em nossas paróquias. Ex: formação com os pais, lideranças, participação nos grupos bíblicos em família, formação de catequistas e outras. A Campanha da Fraternidade é uma verdadeira educação da fé. Queremos destacar ainda, as escolas da fé, encontros de formação diversificados, em especial, os que trabalham com temas sobre justiça social.

Por Irmã Marlene Bertoldi

artigocatequese de adultosIrmã Marlene Bertoldi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA