II Simpósio Canônico se encerra na Capital

>
>
II Simpósio Canônico se encerra na Capital
Fotos: Everton Marcelino

Na quinta-feira, 09, foi encerrado o II Simpósio Canônico do ISDCSC (Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina), que ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. Promovido pelo ISDCSC, teve como tema, “Questões seletas de Direito Matrimonial e Penal Canônico”. O encontro ainda contou com a presença do presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Fotos: Everton Marcelino

No segundo dia do Simpósio foram abordados os seguintes tópicos: A sentença no novo processo de nulidade matrimonial; o processo mais breve (processo extraordinário, que não percorre a via judicial); Justiça Reparativa e o Direito Penal Substancial; Justiça Reparativa e Direito Penal Processual.

Na abertura, o Arcebispo disse que o evento “será uma grande contribuição para todos que estão aqui terem uma reflexão de alguém que está profundamente inserido neste tema, que é o Pe. Manuel Jesús Arroba Conde, consultor do vaticano para esta área”, destacou Dom Wilson Jönck.

O conferencista, prof. Dr. Pe. Manuel Jesús Arroba Conde, CMF, missionário claretiano, é o Presidente do Institutum Utriusque Iuris da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, e um dos mais renomados canonistas – processualista – da Igreja. Padre Manuel foi nomeado, pelo Papa Francisco, como membro das Assembleias do Sínodo dos Bispos, que se ocupou dos desafios pastorais da família.

“No âmbito do processo matrimonial, o mais importante é multiplicar este serviço, com boas informações. Antes de começar as causas é preciso ajudar os casais em dificuldade, acolhendo-os e orientando-os. É um processo para comprovar circunstâncias dolorosas, mas que podem ter uma solução, explicou Pe. Arroba Conde.

Entre os mais de 100 participantes estava o vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Tubarão, Pe. Rafael Uliano, 32. “Dá gosto participar de momentos como esse, o que contribui muito para o trabalho pastoral e jurídico em nossas dioceses”, elogiou Pe. Rafael.

No segundo dia do Simpósio foi lançada a revista científica do ISDCSC, “Scientia Canonica”, que terá edição semestral e o conteúdo estará disponível também no site do Instituto.

 

Fotos: Everton Marcelino

Para o Pe. Dr. Tarcísio Pedro Vieira, Diretor do ISDCSC, a segunda edição do simpósio “alcançou os seus objetivos e permitiu uma reflexão aprofundada sobre os temas mais relevantes de direito processual matrimonial e penal. Certamente, a presença do Pe. Manuel J. Arroba Conde foi uma grande graça não só para o evento, mas para a Igreja e no Brasil”.

Direito CanônicoFIESCISDCSCSimpósio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA