Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Barreiros, completa 110 anos

>
>
Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Barreiros, completa 110 anos

Pertencente à Paróquia Sagrados Corações, em Barreiros, São José, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes celebra 110 anos de fundação em 2022. Confira um pouco dessa história:

Em 1904 eram os padres Franciscanos (OFM), missionários alemães, vindos da Província de Santa Cruz da Saxônia, que prestavam atendimento religioso aos fiéis da Paróquia de São José, a qual pertencíamos, e que também englobava as localidades de São Miguel (Biguaçu), São Pedro de Alcântara, Santo Amaro, Enseada do Brito e Curato de Teresópolis (Águas Mornas).

Em 1912 foi inaugurada a Igreja Nossa Senhora de Lourdes sob a assistência pastoral do primeiro Bispo da Diocese de Florianópolis: Dom João Becker, e dos padres franciscanos que aqui atuaram por 48 anos.

Em 23/11/1944, uma provisão do arcebispo Dom Joaquim Domingues de Oliveira desmembrou a paróquia de São José e nossa comunidade passou a fazer parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santa Terezinha do Menino Jesus no Estreito.

Em 25/11/1960 houve novo desmembramento na região de Barreiros e foi criada a Paróquia dos Sagrados Corações sob o pastoreio dos padres religiosos do Sagrado Coração de Jesus de Jesus e Maria – SSCC (originários da Holanda).

Cabe destacar que a primeira Igreja Matriz da nova paróquia foi a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, a pequenina igreja localizada de frente para a Rua Heriberto Hülse, também conhecida como “rua velha”, pois nesta rua antigamente passava o trajeto da BR 101.

E o primeiro pároco Padre Justino tinha um grande sonho, o de adquirir um terreno e construir uma nova igreja, mais ampla e moderna para atender a demanda dos fiéis, e cujo projeto havia recebido de um amigo muito genial, o arquiteto Oscar Niemeyer.

 E em 12 de abril de 1964, o padre Justino lançou a pedra fundamental da construção e iniciou uma campanha envolvendo a comunidade, empresários e apoio financeiro de fiéis da Igreja Católica na Europa na busca dos recursos necessários para construção da nova igreja no local onde hoje é situada a Igreja Matriz, na região do bairro Jardim Cidade de Florianópolis.

Foram párocos nesta época os padres : Pe.Jacobus Justino Corstjens SSCC. (11/02/1961); Pe. Cornelius J. Schmirmenn SSCC (1986); Pe. Antonio Lemos da Costa SSCC (1988).

A Congregação dos Padres dos Sagrados Corações de Jesus e Maria atuou na Paróquia por 28 anos, e aqui permaneceu até 1988, quando por falta de sacerdotes, devolveu a responsabilidade pastoral à Arquidiocese de Florianópolis.

No dia 8 de janeiro de 1989, o arcebispo Dom Afonso Niehues deu posse ao clero diocesano na Paróquia dos Sagrados Corações e foi nomeado Pe. Agostinho Staëhelin, que assumiu como novo pároco.

Outros párocos diocesanos empossados: Padre Timóteo José Steimbach (1994); Padre Eloi Prim (2000); Padre Norberto Debortoli (2001); Padre Siro Manoel de Oliveira (2004); Padre Francisco José Guesser (2006); Padre Alceoni Berkenbrock (2012) e Padre Sedemir Valmor de Melo (2020).

Diáconos permanentes: Licínio Antônio de Souza (Tratamento de Saúde); Waldomiro Pagliarine (In Memoriam); Osmar José Matucheski e Domingos Sávio da Silva Sena.

Escrito por Rosália Valquíria Teodósio da Silva
Catequista e graduada em Teologia pela FACASC.

Fonte:

https://arquifln.org.br/igrejas/paroquia-de-sao-jose/ , em 31/01/2022;

https://arquifln.org.br/igrejas/paroquia-nossa-senhora-de-fatima-e-santa-teresinha-do-menino-jesus/, em 31/012022;

https://arquifln.org.br/igrejas/paroquia-sao-joao-evangelista/, em 31/01/2022;

https://arquifln.org.br/igrejas/paroquia-sagrados-coracoes/ , em 31/01/2022;

https://sagradoscoracoes.org.br/site/paroquia/historia/, em 31/01/2022;

Pe.Jose Artulino Besen – jornal arquidiocese. Nov/Dez/07-p.09;

Pe.Jose Artulino Besen – jornal arquidiocese, Jun/07.p.09.

Paróquia Sagrados Corações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA