Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento está em festa: 60 anos de inauguração

>
>
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento está em festa: 60 anos de inauguração

 

unnamed (4)A Paróquia Santíssimo Sacramento de Itajaí comemora no dia 15 de novembro, os 60 anos de inauguração da nova Igreja Matriz, em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, às 19h30.

As obras tiveram início em 19 de fevereiro de 1941, sendo pároco o Pe. José Locks, terminando em 14 de novembro de 1955, com o pároco Pe. Vendelino Hobold.

A inauguração aconteceu em 15 de novembro de 1955, com solenidade presidida por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis.

unnamed (2)Detalhes da Igreja

Projeto arquitetônico de “Simão Gramlich”, em estilo gótico basilical e românico, com 60 metros de comprimento e 30 de largura. As torres maiores medem 50 metros de altura. Conta com quatro sinos, fundidos em aço, em Boeckener, na Alemanha. O forro é de estuque, composto de chapas de serragem com cimento. Cinquenta e cinco vitrais executados pela Vidraçaria Pencker, de Porto Alegre.

A Estátua de “Moisés descendo do Monte Sinai”, colocada sobre o baldaquino do púlpito, é uma obra, em madeira, do famoso escultor Ervin Curt Teichmann, de Pomerode (SC). Os altares, em número de seis, cobertos de mármores diversos, nacionais e estrangeiros.

Os artistas Aldo Locatelli, Emílio Sessa e mais dois italianos realizaram os trabalhos de pintura, incluindo o grande painel da Assunção de Maria ao Céu, ladeado pelos símbolos de cada invocação da Ladainha de Nossa Senhora, no teto da Igreja.

A majestosa e imponente arquitetura e a beleza artística a transformaram no monumento mais notável da cidade. A obra de sua construção se configurou, ao longo de 14 anos, numa ideia e ação que testemunharam a fé cristã e católica do povo itajaiense.

Serviço

60 anos da Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, Itajaí

15 de novembro

19h30

Preside a Celebração, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj

unnamed

unnamed (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA