“Idosos são uma riqueza, não podem ser ignorados” – Papa Francisco

>
>
“Idosos são uma riqueza, não podem ser ignorados” – Papa Francisco
Pastoral busca inserir o idoso na sociedade

A coluna Caridade Social, do Jornal da Arquidiocese, continua a falar sobre os vencedores do 3º Prêmio de Iniciativa Solidária, Dom Afonso Niehues, de 2016. Nesta edição, o destaque é para a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que foi a vencedora na categoria Pastoral Social.

Criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2004, a PPI capacita voluntários da comunidade para acompanhar os idosos, por meio de visitas domiciliares mensais, através de um trabalho ecumênico. Eles visitam as pessoas idosas com a intenção de ouvi-las e levar-lhes uma mensagem de carinho, solidariedade e esperança. Um dos objetivos da pastoral é valorizar a história de vida e servir de ponte entre a pessoa idosa e os serviços existentes voltados a elas. Atualmente, a pastoral possui 133 líderes comunitários que atendem a 568 idosos.

A PPI tem parceria com entidades que atuam pelos direitos das pessoas idosas e representantes em diversos segmentos. Isso possibilita curso gratuito de cuidador de idoso aos interessados que desejam exercer este ofício com algum familiar ou profissionalmente. O trabalho da pastoral melhora a autoestima do idoso, que posteriormente passa a se cuidar mais, melhorando assim, também a socialização. Além disso, aumenta as chances de evolução no quadro da saúde, diminui o uso de medicamentos e reflete no bem-estar integral dessas pessoas.

PPI ganhou Prêmio Dom Afonso Niehues

A coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Osvaldina Zucco Weber, falou da importância de receber o Prêmio Dom Afonso Niehues: “A premiação fez a PPI entender que está no caminho certo, extrapolando, às vezes, a metodologia específica dessa pastoral, buscando alcançar também as famílias de idosos e outros membros da comunidade que se envolvem no bem-estar desse importante segmento populacional”, relatou Osvaldina.

Matéria publicada no Jornal da Arquidiocese, página 10, edição de maio de 2017.

Pastoral da Pessoa IdosaPrêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA