Hospital Azambuja finaliza obras de reforma e ampliação do ambulatório

>
>
Hospital Azambuja finaliza obras de reforma e ampliação do ambulatório

O Hospital Azambuja finaliza neste mês de outubro, as obras de reforma e ampliação de seu Ambulatório. O espaço passou por expansão da área de recepção e espera; alteração nos fluxos de entrada e atendimento dos pacientes; ampliação da área de acolhimento, observação e medicação dos pacientes; criação de área específica para atendimento de emergência; ampliação da capacidade técnica para atendimento de um maior número de pacientes; e ampliação de consultórios médicos.

De acordo com o gestor do Hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, o principal objetivo da remodelação e ampliação do Ambulatório, é criar um ambiente ainda mais acolhedor aos usuários.

Inaugurado em 2015, o Espaço de Saúde atende 24 horas por dia, com consultas médicas, realização de exames e procedimentos particulares e por convênios médicos (Unimed, SC Saúde, Sintimmmeb Saúde, Azambuja Mais e outros). O espaço conta com toda estrutura hospitalar, possibilitando aos usuários a realização de diversos exames, como os laboratoriais, eletrocardiograma, exames de imagem (tomografia, ressonância, ultrassonografia e Raio X). “Temos todo o suporte do nosso Centro de Imagens para realização dos exames necessários, além do atendimento de clínicos gerais, pediatras e suporte de todas as nossas especialidades médicas, como obstetrícia, ortopedia, cirurgia geral, entre outras, trazendo mais segurança aos pacientes”, enfatiza Bastiani.

A ampliação do Ambulatório vinha sendo estudada pela diretoria do Azambuja desde o início deste ano. A obra foi planejada pelo setor de Projetos do hospital e executada com recursos próprios da instituição.

Segundo o coordenador do Ambulatório e Gerente Médico, Dr. Rafael Bernardi Franceschetto, a reforma e ampliação do Espaço Saúde vem em um momento importante para o Hospital Azambuja, diante da demanda de atendimentos. “Quando começamos o Ambulatório, há sete anos, realizávamos cerca de 600 atendimentos adultos e depois ingressamos com a pediatria. Agora, esses números giram em torno de 3,5 a 4 mil consultas por mês, sendo esta obra necessária para acomodar as pessoas que aqui chegam”, ressalta.

Com a obra, o Ambulatório contemplará uma maior área em sua estrutura. “Conseguimos ampliar o espaço de acolhimento adulto e pediátrico. Na área em frente ao consultório pediátrico, teremos a pós-triagem, com mais leitos e cadeiras para os acompanhantes ao lado. A própria recepção, ampliamos de 15 cadeiras para 32. Todas estas melhorias irão suprir nossa necessidade e conseguiremos alocar com mais conforto a população”, revela o médico.    

Além disso, de acordo com o gerente médico, a reforma contemplou uma área com quatro leitos especiais, destinados aos pacientes com maior risco, ou seja, que necessitam de preparo para internação ou encaminhamento para cirurgia.

Com relação à Pediatria, o Hospital Azambuja pretende duplicar o atendimento no Ambulatório em breve, inclusive com a construção de um segundo consultório. “Já aumentamos o horário de atendimento na Pediatria e o próximo passo será a contratação de mais um médico”, comenta Dr. Franceschetto, que explica que o aumento da equipe médica está diretamente ligado com os indicadores de atendimento. “Percebemos isso na Pediatria e ampliamos o horário de atendimento. Temos indicadores que demonstram os picos de horários de atendimento e alocamos mais profissionais para as demandas que se apresentam”, complementa.

Com a nova estrutura do Ambulatório, deve receber um reforço também, a Equipe Multidisciplinar. “Vamos aumentar em 60% nossa equipe. Toda esta reforma e ampliação é uma maneira de acolher nossos pacientes de uma forma muito mais humana e integral”, reforça o gerente médico.

Texto e fotos: Ideia Comunicação

Hospital Azambuja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA