No dia 12 de outubro, a Arquidiocese de Florianópolis terá mais um padre! Guilherme Acacio do Nascimento será ordenado presbítero na festa de Nossa Senhora de Aparecida, dia 12 de outubro, quarta-feira, às 9h30, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Enseada de Brito, em Palhoça. A ordenação será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, e será transmitida nos canais oficiais da Arquidiocese de Florianópolis.

Desde muito jovem, Guilherme era envolvido com sua comunidade, a participar das pastorais e das ações litúrgicas. “Não me recordo quando foi a primeira vez que quis ser padre. Desde muito novo já demonstrava interesse pela ‘pessoa do padre’. Seu exemplo e testemunho foi, para mim, fundamental. Olhava com encanto aquele que semanalmente ia na igreja de minha comunidade e com zelo e carinho tratava as pessoas”, revela o jovem de 26 anos.

Crescido em uma família católica que desde muito novo o levava para participar da vida da comunidade, teve a oportunidade de ser coroinha, catequista, coordenador de grupo de jovens e sempre estava envolvido com as equipes de liturgia. “Realmente, vivia uma vida muito engajada na Igreja e não fazia isso sozinho. Meus pais sempre me acompanharam.”, acrescenta.

Durante os oitos anos de formação que teve, Guilherme teve a oportunidade de ver a Palavra de Deus se cumprir diversas vezes, sobretudo aqueles versículos bíblicos de São Marcos: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida” (Marcos 10, 29-30). Muitos foram as pessoas que me acolheram e se tornaram irmãos, irmã, pessoas que me trataram e acolheram como filho: “Eu tive a alegria de fazer pastoral em Camboriú, na Paróquia Divino Espírito Santo; em Florianópolis, na Paróquia São João Batista e Santa Luzia, e em Biguaçu, na Paróquia São João Evangelista. Por último, acompanhei os jovens e adolescentes com a Pastoral Vocacional”.

Guilherme escolheu por lema o conselho do Apóstolo Paulo: “Tudo na caridade” (I Cor 16,14) e explica: “a expressão caridade sempre me marcou muito. Creio que seja a característica que mais se ressalta quando olho para Cristo. Ele passou fazendo o bem, exercendo a caridade! Sou chamado ao abraçar o ministério ordenado a se transfigurar a Cristo. Sou chamado a fazer tudo na caridade!”

Sobre o novo desafio que se inicia na vida presbiteral, Guilherme espera “ser humilde e ter a disposição para servir a Igreja onde for necessário. Que não me falte o ardor para levar o Evangelho”. “Sou muito grato por todas as pessoas que me acolheram, ajudaram e contribuíram para minha formação. São muitas pessoas envolvidas nesse processo formativo. Tenho carinho enorme por todos os padres formadores que me acompanharam; pelos padres que me acolheram nas pastorais; pelas lideranças e pelos colaboradores destas paróquias. Mas sobretudo, tenho gratidão pelas pessoas que me acolheram, torceram e rezaram mim. Todas essas pessoas são especiais porque são sinais e confirmações do chamado que Deus fez a mim”, finaliza.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*