As reuniões dos grupos de jovens que acontecem por toda a Arquidiocese de Florianópolis também foram afetadas por conta da quarentena, em decorrência da pandemia do COVID-19. Diversos grupos se reúnem semanalmente para rezar e ter momentos de convivência; porém diante da atual situação isto não parecia possível. Contudo isso não impediu que os jovens buscassem nas redes sociais e plataformas digitais uma forma de se reunirem apesar do isolamento social.

A iniciativa surgiu com o objetivo de promover momentos de oração, reflexão e descontração para os jovens que estão reclusos. Como explica Matheus Crispim da Silva, Coordenador do Grupo de Oração Jovem Sopro de Vida, “a iniciativa surgiu logo na primeira semana de isolamento. Nós nos reunimos todos os sábados e não queríamos parar de fazer isso, encontramos então a solução com as lives. Para nós é muito importante a manutenção dos encontros pelo fato de que nós sentimos a necessidade de vivenciar o carisma do nosso movimento, sentimos saudade do nosso grupo que é nossa segunda família”. Ainda segundo Matheus a adesão dos jovens aos encontros online é muito boa, sendo acompanhado por cerca de 500 pessoas a cada sábado, através do Instagram do grupo: @soprodevida, às 18:30.

Também os grupos ligados ao Movimento Emaús estão realizando seus encontros nas plataformas digitais. É o caso do Grupo Imaculada Conceição. Dando continuidade aos encontros presenciais, que acontecem aos domingos à noite, os jovens têm a oportunidade de vivenciar um “momento de oração conjunta em meio a todas as notícias que estavam ocorrendo no mundo e em nossa cidade” como explica Laura Costa, integrante do grupo. “Já estávamos com a reunião pronta para o final de semana, mas surgiu o decreto de isolamento social no meio da semana, então pensamos que seria interessante dar continuidade aos nossos estudos de forma online. No momento estamos estudando o livro ‘As 5 linguagens do amor’ e o evangelho dominical”, completa Laura. Os encontros do Grupo Imaculada Conceição acontecem através da plataforma Google Meet, que é disponibilizada pelo movimento Emaús, aos domingos, às 19:00.

Matéria publicada na edição de maio de 2020 do Jornal da Arquidiocese, página 11.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*