Gratidão marca despedida de Frei Evandro e Frei Carlos na Paróquia Santíssima Trindade

>
>
Gratidão marca despedida de Frei Evandro e Frei Carlos na Paróquia Santíssima Trindade
Frei Evandro e Frei Carlos

Neste domingo, 18 de janeiro, a celebração eucarística das 18h da Paróquia Santíssima Trindade, em Florianópolis, foi marcada pela despedida de Frei Evandro Aparecido de Souza, OFMCap, pároco desde fevereiro de 2018. Também foi a despedida do Frei Carlos Alberto David, OFMCap, residente desde 2012 na fraternidade, como é chamada a comunidade paroquial franciscana, onde desempenhou diversas funções como religioso consagrado.

A missa contou com homenagens e entrega de presentes aos freis. Também foram direcionadas palavras de agradecimento pelos integrantes de congregações e trabalhos sociais assistidos pela paróquia, assim como comunidades, pastorais e movimentos.

A igreja estava ornamentada com itens que lembravam a trajetória dos freis durante a permanência na paróquia, cartazes com fotos e um Tau, símbolo franciscano, com a palavra “gratidão” sobre ele. Palavra esta, citada pelos freis como resumo de todo este convívio, no momento em que tomaram a palavra ao fim da celebração.

Frei Carlos dirigiu seus agradecimentos a todos. Lembrou que aprendeu muito nos nove anos de trabalho junto à paróquia e que se sentiu acolhido pelo povo de Florianópolis. Ao se despedir, pediu a intercessão de Nossa Senhora Aparecida sobre os presentes.

Frei Evandro, por sua vez, falou que a vida é repleta de chegadas e partidas. Que a chegada é repleta de alegria e entusiasmo, mas que a partida é marcada pelo aperto no coração, pela voz embargada e pelas lágrimas que caem, ainda mais quando esta partida vem de um chamado repentino, nesta nova tarefa designada pelos irmãos freis capuchinhos da província da qual fazem parte.

O frade lembrou das raízes de sua vocação sacerdotal, que se fez presente na Santíssima Trindade, onde realizou seus estudos de Teologia, e que ficou muito feliz ao se tornar pároco desta paróquia tão importante em sua caminhada.

Em sua fala, Frei Evandro relatou três pontos importantes na vida da paróquia: a importância da Iniciação à Vida Cristã, como base da evangelização da Igreja; a Liturgia, que é o meio que nos liga a Deus; e a Caridade, presente na paróquia e exercida de forma exemplar, ainda mais neste tempo de pandemia.

Citou ainda as contribuições durante sua administração, em conjunto com toda a equipe paroquial, de religiosos e leigos que o assessorou, como a evolução da Pastoral do Dízimo, as resoluções da Ação Social Paroquial e as futuras construções nas comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe e São Francisco de Assis.

Encerrou suas palavras por convocar os paroquianos a continuarem seu serviço na Igreja, com a mesma dedicação que encontrou ao chegar. Revelou que em todas as missas, durante a purificação dos objetos litúrgicos, se perguntava se estava cuidando do povo de Deus com o devido carinho e atenção, na esperança de ter recebido esta graça a cada dia. Emocionado, agradeceu a todos, com a certeza de ter amado a cada um e de ter sido amado por todos.

A Paróquia Santíssima Trindade é administrada pelo freis da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap) da Província São Lourenço de Brindes, com sede em Curitiba/PR. Durante a celebração do XVIII Capítulo Provincial, em dezembro de 2020, Frei Evandro foi eleito entre os membros do conselho que acompanha o Ministro Provincial, também eleito nesta ocasião.

Texto e fotos: Pascom/Paróquia da Santíssima Trindade

Frei Carlos Alberto DavidFrei Evandro Aparecido de SouzaParóquia Santíssima Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA