Gratidão e alegria marcam 9ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues

>
>
Gratidão e alegria marcam 9ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues

O Provincialado Coração de Jesus, em Florianópolis, acolheu a 9ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, que aconteceu na última quarta-feira, 23 de novembro. O evento foi marcado pela gratidão e alegria diante de tantas ações de caridade que foram realizadas na Arquidiocese de Florianópolis ao longo de 2022. A premiação que tem como propósito destacar a relevância das ações sociais, entidades e pastorais sociais na Arquidiocese de Florianópolis.

Como de costume, antes da cerimônia de premiação foi celebrada uma missa em ação de graças presidida por Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo Metropolitano, e concelebrada por Pe. Vitor Feller, Vigário Geral da Arquidiocese; Pe. Tarcísio Pedro Vieira, Ecônomo da Arquidiocese; Pe. Davi Antônio Coelho, Pároco da Catedral Metropolitana; Pe. Alcides Albony do Amaral, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese. Estiveram pressentes também na celebração Diácono Luiz Paulo Campos, Presidente da ASA, e Diácono Dilney Tadeu Müller, Membro da diretoria da ASA.

Após a celebração, foi dado início a cerimônia de premiação com a apresentação cultural das crianças que participam dos projetos sociais da Ação Social da Paróquia da Santíssima Trindade. As crianças realizaram uma apresentação musical. Em seguida foi realizada a entrega das placas comemorativas e troféus.

A premiação é composta por três categorias: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico. As entidades que desejam participar do prêmio se inscrevem através do edital, submetendo projetos das iniciativas desenvolvidas para análise do conselho gestor do Fundo Arquidiocesano de Solidariedade. As iniciativas premiadas são contempladas com destinação de recurso financeiro para o fortalecimento do seu trabalho na dimensão social da Arquidiocese de Florianópolis.

Nesta edição as entidades sociais vencedoras são:

  • Categoria Entidade Social – Associação Comunitária Indígena TAVA’Í com a Iniciativa Solidária: Horta Comunitária Indígena
  • Categoria Ação Social Paroquial – Ação Social Santa Maria Goretti com a Iniciativa Solidária: Projeto o Pão Divino/SC
  • Categoria Pastoral Social – Pastoral Carcerária com a Iniciativa Solidária: Casa do Egresso

Também durante a premiação algumas pessoas que se destacam no serviço ao mais vulneráveis ao longo do ano são homenageados. Nesta edição foram homenageados:

  • Pe. Almir José Ramos – Pastoral Carcerária
  • Pe. Valter Mauricio Goedert – Escola Diaconal São Francisco
  • Helena Maria Dellagnelo – Voluntária na Ação Social Cristo Rei – Camboriú
  • Rosana Pereira – Empresária da empresa Incotex

Para encerrar a noite de premiações, as crianças que participam do projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento, de vínculo da Ação Social de Barreiros, realizaram também uma apresentação musical. Em seguida Dom Wilson fez o uso da palavra e agradeceu a doação de todos os voluntários e colaboradores a serviço dos mais necessitados e proferiu a benção encerrando assim a 9ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues.

Texto: Giovanna Dutra Meyer/ASA Floripa
Fotos: Fabíola Goulart/ArquiFloripa

Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA