Gratidão e alegria marcam 8ª edição do Prêmio Dom Afonso Niehues

>
>
Gratidão e alegria marcam 8ª edição do Prêmio Dom Afonso Niehues

A noite da última quarta-feira, 24 de novembro, foi marcada por emoção e gratidão para entidades participantes da 8ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no auditório da Catedral Metropolitana de Florianópolis e contou com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, o presidente da Ação Social Arquidiocesana, Diácono Luiz Paulo Campos, padres convidados e representantes das entidades e pastorais sociais que pertencem a rede da ASA.

O Prêmio Dom Afonso Niehues tem por objetivo reconhecer o esforço e atuação das organizações sociais que atuam dentro da Arquidiocese de Florianópolis com o intuito de amenizar a dor e o sofrimento de diversas pessoas, através de um espírito voluntário e solidário estendendo a mão para quem mais precisa.

Para dar início a cerimônia de premiação Diácono Luiz Paulo fez o uso da palavra. Ele destacou que ao olharmos todas as obras sociais que são realizadas na Arquidiocese o coração se enche de alegria pois, “muitas ações estão sendo feitas, muitas pessoas são atendidas e muita vida é gerada. Nós (ASA) só podemos louvar e bendizer a Deus por tudo isso. São muitos braços e mãos doados para que esses trabalhos sejam realizados na nossa Arquidiocese e todo esse trabalho social realizado só acontece por causa de cada representante das entidades sociais”.

Nesta edição 10 entidades sociais se inscreveram em três categorias diferentes: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico. Em cada categoria uma entidade vencedora recebeu um troféu e um prêmio de sete mil reais para investir no desenvolvimento de suas ações sociais. As demais instituições inscritas receberam uma placa comemorativa como forma de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos.

Na categoria Entidade Social a entidade vencedora foi Instituto José Berkenbrock, de São José, que é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer e colaborar com a vida comunitária, especialmente dos bairros Ipiranga (comunidade do Pedregal e Vila Boa Esperança) e Jardim Cidade. Na categoria Ação Social Paroquial o prêmio foi entregue a Ação Social de Barreiros, pertencente a Paróquia Sagrados Corações. E na categoria Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico a pastoral vencedora foi a Pastoral do Povo de Rua, que desenvolve ações junto a pessoas em situação de rua na Grande Florianópolis.

Durante a solenidade de premiação também são homenageadas três pessoas engajadas nas causas sociais que contribuem para a promoção da cultura da solidariedade. Nesta edição foram homenageados Pe. Vicente de Paula Neto, Moderador Geral da Comunidade Bethânia, a voluntária Maria de Lourdes Nogueira dos Santos, Coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, bairro Saco dos Limões, em Florianópolis, e o Instituto Lojas Renner, parceiro da Cáritas Santa Catarina nos projetos dos bazares solidários.

A entrega dos prêmios da 8ª edição do Prêmio Dom Afonso Niehues foi transmitida através das redes sociais da ASA e pode ser revista acessando: www.facebook.com/asafloripa.

Confira alguns registros da noite de premiação:

Ação Social Arquidiocesana (ASA)Prêmio Dom Afonso Niehues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA