GBF: livreto do Advento e Natal já está disponível nas paróquias

>
>
GBF: livreto do Advento e Natal já está disponível nas paróquias

Caros animadores e animadoras dos Grupos Bíblicos em Família, vocês exercem um ministério importante na nossa Igreja arquidiocesana, de grande valor na ação evangelizadora na comunidade.

O caminho que vamos percorrer neste novo tempo litúrgico de Advento e Natal será de alegria e ardor missionário, oportuno para repensar nossa vida, fortalecer nossa fé e reanimar os Grupos Bíblicos em Família presencial nas casas.

O livreto do Advento e Natal “A CAMINHO DE BELÉM!” contém uma Celebração de Envio, quatro encontros do Advento antes do Natal seguindo a profecia do profeta Isaías e um encontro no tempo do Natal acolhendo os Reis Magos na visita ao Menino Jesus.

Vivendo o espírito da sinodalidade, queremos caminhar todos juntos neste tempo de Advento e Natal. Por isso fazemos um convite especial às famílias da comunidade, membros das pastorais, movimentos e serviços, grupos de jovens, catequistas, pais e mães dos catequizandos e seus filhos, para participarem junto aos GBFs nas casas, preparando-nos bem para celebrar a alegria do Natal do menino Jesus, na comunhão, na participação e na missão junto à comunidade.

Preparando o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo à luz da profecia do profeta Isaías

Atenção, Coordenações paroquiais: O livreto traz uma Celebração de Envio para ser realizada na semana seguinte à solenidade de Cristo Rei. Por isso é importante lembrar de marcar uma reunião com os animadores/as dos GBF, párocos e diáconos, para preparar e decidir como e onde fazer a Celebração de
Envio que será na semana após o domingo de Cristo Rei, de 20 a 26 novembro.

A motivação para a Celebração de Envio pode ser feita pelos padres, diáconos e coordenações dos GBF na missa da solenidade de Cristo Rei, junto com a apresentação do livreto do Tempo de Advento/Natal dos GBF para toda a comunidade.

Sugerimos que essa celebração de envio aconteça numa casa, convidando os grupos mais próximos para participar ou, como segunda sugestão, na Igreja convidando todos os grupos da Paróquia. No final refletir e explicar as seguintes orientações:

a) É muito importante preparar bem os encontros com antecedência e, no dia, possibilitar que haja uma boa participação dos presentes.

b) Motivar todos os participantes para levarem a Bíblia nos encontros.

c) Falar da importância da simbologia nos encontros e a preparação de um ambiente bem aconchegante.

d) Lembrar que a coroa do Advento acompanhará os encontros, acendendo uma vela nova em cada encontro.

e) Falar da importância de montar o presépio passo a passo ao longo das semanas do Advento (só o presépio), seguindo as orientações de cada encontro. E aqui lembramos o que diz o Papa Francisco “quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças…” (Carta Apostólica sobre o presépio, 2019).

f) Convidar as famílias da comunidade para participar dos GBF e fazer também em sua casa a montagem do presépio e símbolos natalinos semanalmente até a noite e o dia do Natal celebrando a chegada do
Menino Jesus.

g) É importante o grupo assumir alguns compromissos para o Natal. Ao longo dos encontros podem decidir qual e como poderá ser praticado.

h) Conduzidos pela ação do Espírito Santo, firmamos os pés em nossa realidade e a luz da Palavra vamos anunciar Jesus de Nazaré, “A Caminho de Belém” das nossas comunidades.

Animadores e animadoras, obrigada por sua valiosa colaboração e bom trabalho!

Equipe Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família

Advento e NatalLivreto dos Grupos Bíblicos em Família

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA