Fraternidade e educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26)

>
>
Fraternidade e educação: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26)

Considerada oportuna, de suma relevância e até mesmo profética, a Campanha da Fraternidade deste ano propõe a reflexão: o que ocorreria com uma pessoa, um país ou uma sociedade que não levasse em conta uma formação crítica e sólida?

Pela terceira vez a Educação é assumida como tema da Campanha da Fraternidade, agora sob o horizonte do Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema é “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf Pr 31,26), convida-nos, como compromisso quaresmal que deve se prolongar em toda nossa vida cristã, a nos dedicarmos num empenho colaborativo e efetivo em tornar a educação assunto, preocupação e compromisso de todos. A mesma é tarefa de uma sociedade que almeja por novas práticas sociais, nas quais o ser humano seja valorizado e viva com mais dignidade. O momento é único e profético!

A CF 2022 visa promover o diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. A mesma “nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade” (Texto Base, n.9).

A missão educativa deve favorecer a formação integral da pessoa. A educação é um processo contínuo de aperfeiçoamento humano na escola e na vida. Neste tempo de travessia, na era da tecnologia, no contexto de pandemia, foi e continua sendo necessário empenho coletivo da sociedade para que as escolas se tornem cada vez mais espaços de esperança e mediação da construção de projetos de vida ricos de significado, humanismo e solidariedade, de acordo com o projeto de Jesus, o Mestre e Educador por excelência, que nos diz: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).
Numa sociedade de profundas desigualdades sociais e de tantos contextos de exclusão e de desumanidade, a “bandeira” da educação deve ser a preocupação da sociedade como um todo, pois a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam seus contextos.

Que a Campanha da Fraternidade 2022 seja uma forma de nos inserirmos na “grande aldeia que educa”, assim como nos pede o Papa Francisco, e de nos engajarmos numa Educação que forme pessoas competentes, humanizadas, solidárias e comprometidas com uma verdadeira mudança social.

Como Igreja, podemos fazer toda diferença, nos colocando em prol da Educação e assumindo também, de maneira convicta e articulada, a Pastoral da Educação. Assim, seremos verdadeiros “luzeiros” a anunciar e testemunhar que uma educação de qualidade para todos é possível como um bem comum e um direito universal.

Ir. Nilce Masson
Congregação das Servas de Maria Reparadoras
Membra da Equipe Arquidiocesana da Pastoral da Educação
Coordenadora do Setor de Orientação Religiosa do Colégio Elisa Andreoli – Barreiros, São José

O valor da educação em minha vida:

“A missão de educadora é gratificante e desafiadora, nos faz refletir sobre a importância de estarmos conectados com nossos educandos assim como eles estão conectados ao mundo digital. É essencial no processo educativo ter sensibilidade, sabedoria e ciência, observar e ser um mediador, entender o contexto ocial, a cultura e principalmente a história de nossos educandos, nos colocarmos como ouvintes, dialogar e trocar experiências para que as sementes lançadas cresçam em solo fértil e produzam bons frutos.”

Prof. Jociane Passos Alves Sandrini
Professora de Artes no Colégio Cenecista Pedro Antônio Fayal – Itajaí/SC
Articuladora da Pastoral da Educação na Forania Itajaí

—–

“A educação em minha vida é o caminho para minha formação, pois ela nos torna seres humanos com sabedoria e valores, formadores de opiniões coerentes sobre a vida. Por meio da educação, temos a possibilidade de escolher nossos caminhos, e ampliar nossa visão sobre o mundo. A educação desde cedo permite o acesso ao conhecimento científico, mas também o desenvolvimento do pensamento crítico para responder aos desafios do mundo, e o desenvolvimento de habilidades para lidar com as mais diversas situações que podem se apresentar ao longo da vida.”

Izadora Valle da Silva
Estudante do Terceirão do Colégio Salvatoriano
Nossa Senhora de Fátima – Florianópolis/SC
Membra do Grupo de Voluntariado da Pastoral Juvenil Salvatoriana

——

“Como religiosa consagrada atuando no mundo da Educação percebo que a Campanha da Fraternidade 2022 nos interpela a testemunhar aquilo que o Papa Francisco chamou, recentemente, de “três movimentos do educador”. O primeiro movimento é de aproximação, de cultura do encontro, de ver a comunidade e seus desafios; o segundo movimento é discernir coletivamente, observar como parte de uma comunidade, fazer um processo de escuta; o terceiro movimento é construir um projeto de enfrentamento às estruturas de morte que estão postas. É um convite de coragem. É o que a Educação, de fato, necessita.”

Ir. Inês Razera
Religiosa Consagrada – Congregação das Irmãs do Divino Salvador – Salvatorianas
Coordenadora de Pastoral Escolar no Colégio Salvatoriano Padre Jordan – Florianópolis/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA