Florianópolis recebe educadores do Sul do Brasil em Jornada Formativa da CNBB

>
>
Florianópolis recebe educadores do Sul do Brasil em Jornada Formativa da CNBB

O Setor Educação da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai realizar entre março e junho, nas cinco regiões do Brasil, a “Jornada de Formação de Educadores: Educar ao Humanismo Solidário”, inspiradas na Campanha da Fraternidade 2022, que teve como temática a educação. O intuito desse projeto é oferecer aos educadores e agentes de pastoral da Educação e Universitária um itinerário formativo, reunindo os elementos constitutivos a partir do Pacto Educativo Global e do Humanismo Solidário.

Florianópolis receberá a formação para os educadores do Sul do Brasil nos dias 11 e 12 de março, no Recanto Marista Champagnat, na Lagoa da Conceição.

A Jornada de Formação de Educadores se apresenta como um instrumento colaborativo na formação continuada dos docentes, assim como na capacitação dos educadores, a fim de afirmarem sua identidade e sua missão educativa à luz do Pacto Educativo Global. As jornadas desejam formar multiplicadores para que organizem experiências formativas em suas realidades locais.

De acordo com o assessor do Setor Educação da Comissão, Pe. Júlio César Evangelista Resende, o Papa Francisco apresenta a imagem da “aldeia educativa” dentro da proposta do Pacto Educativo, esta aldeia precisa ser fortalecida, por isso o convite para reanimar os educadores, os pensadores e toda a sociedade na nobre e desafiante missão educativa.

“As Jornadas de Formação de Educadores se somam a tantos outros esforços empreendidos que buscam colocar no centro o ser humano, investindo as melhores energias e formando pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da grande comunidade humana”, destaca o padre.

A Jornada Formativa vai ocorrer nas cinco regiões do Brasil. Na região Norte, a formação aconteceu nos dias 4 e 5 de março, em Marabá (PA); no Sul será nos dias 11 e 12 de março, em Florianópolis (SC). O Sudeste vai receber a formação em abril, nos dias 28 e 29, em Taboão da Serra (SP). Já na região Centro-Oeste, a formação será nos dias 19 e 20 de maio, em Campo Grande (MS). Encerrando o ciclo formativo, o Nordeste. A formação será em em Natal (RN), nos dias 10 e 11 de junho.

As jornadas receberam recursos do Fundo nacional de Solidariedade (FNS), oriundos da Campanha da Fraternidade de 2022. São parceiros nacionais do projeto o Vicariato Episcopal para Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte, A PUC Minas, as editoras FTD e SM.

A Jornada

Objetivo: Oferecer aos regionais, dioceses e outros parceiros programas formativos que reúnam os elementos constitutivos na formação do educador a partir do Pacto Educativo Global e do humanismo solidário como instrumento de uma formação sólida dos agentes multiplicadores dessa abordagem educativa.

Objetivos específicos:

  • Refletir a educação no mundo contemporâneo, com suas múltiplas realidades, e os aspectos humanizadores dos espaços educativos;
  • Apresentar a proposta de educação à luz do Pacto Educativo Global e a vocação e missão do educador nesta perspectiva;
  • Construir coletivamente ações educativas que levem ao compromisso comunitário e a elaboração de Políticas Públicas;
  • Ajudar na elaboração de propostas sobre a prática Docente, o autocuidado e ação pastoral;

Público-alvo são professores, gestores, pessoas envolvidas na educação, agentes da Pastoral da Educação e Universitária.

Com informações de CNBB

Pastoral da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA