Entre os dias 16 a 20 de maio, aconteceu em Florianópolis o XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil. O evento foi realizado no Hotel Tropicanas, em Canasvieiras, no norte da ilha catarinense. A programação incluiu um dia de visita ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, o segundo maior santuário do Brasil e o maior da região sul.

Neste ano, o tema foi “A epifania do Sagrado nos santuários”, trabalhando também o lema bíblico que destaca a presença santificadora de Deus na história humana: “Eles me farão um santuário, e eu habitarei no meio do meu povo”. Diante dos desafios impostos pela pandemia, os organizadores elegeram um tema complementar, que abordou os desafios enfrentados pelas administrações dos santuários: “Administração de santuários e captação de recursos”.

O encontro reuniu renomados teólogos catarinenses, que contribuíram para a jornada de conhecimento e partilha dos participantes. Entre eles, está o Vigário Geral da Arquidiocese de Florianópolis, Pe. Vitor Galdino Feller, que apresentou o tema: “A Epifania do Sagrado nos Santuários: Porta Aberta para a Nova Evangelização”. Outro destaque foi o teólogo Pe. Agenor Brighenti, membro da Comissão Teológica do Sínodo sobre a Sinodalidade, que aprofundou o tema “Santuário: Cultura do Encontro e Igreja em Saída”.
O tema complementar, “Campanhas de arrecadação de recursos para santuários”, foi trabalhado com a assessoria de Solange Parron, que há mais de 20 anos trabalha como gerente de Marketing de Relacionamento do Santuário de Aparecida.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*