Festa do Divino de Florianópolis recebe título de Patrimônio Cultural de Santa Catarina

>
>
Festa do Divino de Florianópolis recebe título de Patrimônio Cultural de Santa Catarina

Em janeiro a Irmandade do Divino Espírito Santo recebeu uma das suas melhores notícias ao longo dos seus 244 anos de existência.

O Conselho Estadual de Cultura, após análise do processo SGPe: FCC 1367/2017, realizada nas sessões dos dias 05 e 12 de dezembro, emitiu Parecer onde, “através das provas cabais contidas nos autos”, recomendou o registro da Festa do Divino Espírito Santo da IDES como patrimônio imaterial catarinense.

O registro foi concedido definitivamente após o prazo para manifestações em contrário, que foi até  o dia 27 de dezembro de 2017. Como não ouve nenhuma manifestação contrária, Santa Carina possui, agora, dois eventos considerados Patrimônio Imaterial. O primeiro foi a Procissão do Senhor dos Passos e agora a Festa do Divino da Irmandade do Divino Espírito Santo.

A decisão foi unânime, sempre ressaltando o “profundo embasamento originário de uma pesquisa histórica, mostrando que a Irmandade do Divino Espírito Santo de Florianópolis foi criada em 1773 e reflete as tradições da cultura dos povoadores açorianos da Ilha de Santa Catarina”. Além disso, é destacado que “a manifestação ocorre não apenas em Florianópolis, mas também em dezenas de outros municípios catarinenses, expondo seu caráter relevante para a cultura de nosso Estado”.

Irmandade do Divino Espírito Santo premiada entre as melhores Ongs do país

A manifestação da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, presidida pelo Prof. Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, “fundamentada na pesquisa histórica” que ratificou a relevância do registro desta manifestação cultural, deu embasamento ao registro. A partir de agora, a Festa do Divino, também chamada de Divina Festa da IDES, estará inserida no Livro das Celebrações, conforme dispõe o Decreto Estadual 2.504/2004. É o segundo evento a merecer este registro.

Considerada um dos eventos religiosos cristãos mais importantes, dentre muitos praticados no Estado. As tradições açorianas como a Festa do Divino estão presentes em nossa cultura até hoje chegaram juntas com os mesmos, entre os anos de 1748 e 1756. A Irmandade sempre manteve o período de ocorrência da Festa durante o Pentecostes, cuja data mais relevante se dá exatamente 50 dias depois do domingo de Páscoa e a sete dias do ato litúrgico da Ascensão de Jesus; é o domingo de Pentecostes. Neste dia, ocorre a coroação do Imperador, figura onipresente em todas as festas do Divino, e a missa solene da coroação. Inclusive a IDES possui em seu acervo histórico coroa e cetro que datam de 1774, trazidos diretamente das ações e que são utilizados na liturgia da festa desde 1776.

Sobre a Irmandade do Divino Espírito Santo

Fundada em 1773, a IDES é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que tem por missão “Abrir portas, resgatar esperanças e encorajar crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias, para que sejam protagonistas de suas vidas, transformando a realidade e o meio em que vivem, a partir da promoção da cidadania e do desenvolvimento social.”

Premiação: Trabalhos sociais na Arquidiocese são reconhecidos no 5º Prêmio Dom Afonso Niehues

Atualmente os programas da IDES atendem cerca de 750 crianças e adolescentes diariamente através dos seus três núcleos de atendimento. Onde elas participam de atividades diferenciadas que possibilitam o exercício da autonomia, liberdade e criatividade.

 

 

 

 

 

 

Por Comunicação IDES

Conselho Estadual de CulturaFesta do Divino Espírito SantoIDESIrmandade do Divino Espírito Santopatrimônio imaterial catarinense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA