Festa de São Cristóvão e dos motoristas em Itajaí

>
>
Festa de São Cristóvão e dos motoristas em Itajaí

CartazA tradicional Festa de São Cristóvão, patrono dos motoristas, acontece na Paróquia situada no bairro Cordeiros, cujo São Cristóvão é o padroeiro.

A comemoração tem tomado formas diferentes a cada ano. Porém, a partir de 2013 o pároco da época, a administração paroquial e as 18 comunidades pertencentes à Paróquia decidiram que era preciso retomar a característica religiosa, que de certa forma estava apagada.

“A festa não é uma festa qualquer, não é uma simples celebração; mas sim um momento de fé e devoção a São Cristóvão, onde clamamos as bênçãos de Deus para os motoristas/condutores, através da intercessão do nosso padroeiro. As pessoas que participam precisam ir com este objetivo. Nossa cidade está repleta de transportadoras, caminhões de grande porte (também devido ao Porto), motos e bicicletas, além dos carros, pedestres e tantas outras atividades que envolvem transporte. Como cristãos, quando dirigimos, somos responsáveis por nossa vida e pela dos outros. Nossa festa é uma oportunidade para pedirmos a Deus proteção e consciência, e também para celebrar a vida!” – Pe. Hélio Feuser, atual pároco.

Este ano, a festa iniciará dia 03 e encerrará no domingo, 12. Neste período haverá a novena em honra a São Cristóvão, que trarão diariamente temas relacionados à vida (programação anexa).

No domingo, dia 12 pela manhã haverá a celebração dos festeiros na Missa às 09h e, logo após, a tradicional procissão dos automóveis pela cidade, fazendo deste momento uma ação de fé e louvor a Deus pela vida de todos os fiéis!

No ano passado, a Paróquia trouxe uma grande novidade: o lançamento do mascote, o “Cristovinho”! Ele veio para ajudar na comunicação com os paroquianos e também aproximar a crianças à Paróquia. Este ano ele também estará presente na festa.

Paróquia São Cristóvão – Cordeiros – Itajaí

A Capela São Cristóvão, pertencente à Paróquia do Santíssimo Sacramento, foi criada em 1959. Por Decreto de Dom Afonso Niehues, de 18 de fevereiro de 1968, a Capela de São Cristóvão foi elevada à categoria de Paróquia, com território desmembrado, em sua totalidade, da Paróquia do Santíssimo Sacramento.

Em 1969, a partir do segundo semestre, durante a ausência do Pároco, Pe. Taehcyl Tavares, que foi fazer um curso de Sociologia, em Roma, assumiu, interinamente Pe. Osmar Pedro Müller.

Em 21 de abril de 1980, com a transferência do Pároco, Pe. Raul de Souza, para a Paróquia Santo Antônio, de Campinas, São José, e “não sendo possível preencher a vaga imediatamente, por falta de sacerdote, a Paróquia São Cristóvão foi submetida à jurisdição do Vigário da Paróquia do Santíssimo Sacramento”, assim permanecendo até 26 de janeiro de 1981, quando teve novamente seu Pároco próprio, o Pe. João Pivatto, recentemente ordenado, na Paróquia de Navegantes.

Desde o dia 30 de janeiro de 2011, a Paróquia passou a ser administrada pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus – SCJ.

A Congregação está presente na Arquidiocese desde 1905, quando assumiu a paróquia São Luiz Gonzaga, em Brusque. Além dela, também estão presentes nas paróquias: São José, em Botuverá; Nossa Senhora de Guadalupe, em Florianópolis; e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guabiruba, entre outras.

Atualmente, temos Pe. Hélio Feuser como pároco, Padres Nivaldo Souza e Afonso Molinari como vigários e Pe. Sérgio Costa como auxiliar.

Por: Agnes Maria / Coordenação da Pascom da Paróquia São Cristóvão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA