Família Imperial visita Hospital de Caridade       

>
>
Família Imperial visita Hospital de Caridade       

IMG_3361

No dia 23 de outubro, a Família Imperial, compreendida pelo casal Dom Antônio João de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel e trineto do Imperador Dom Pedro II, sua esposa Christina, prima do rei da Bélgica e o filho Rafael Antônio, visitou a cidade de Santo Amaro da Imperatriz e marcou presença no Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis.

Foi em 1845, que Dom Pedro II e sua esposa Thereza Crisitina estiveram no Hospital de Caridade, quando ele, usando a colher de pedreiro, que se conserva no Museu Sacro da Capela do Menino Deus, colocou a pedra fundamental de uma nova ala do hospital.

Na ocasião o casal imperial entregou uma colaboração de onze contos e duzentos réis ao hospital, autorizando que o mesmo passasse a denominar-se “Imperial Hospital de Caridade”, numa homenagem à Sua Majestade Imperial. Na mesma oportunidade recebeu da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos o título de “Protetor” do hospital.

Após 170 anos, descendentes do Imperador Dom Pedro II, visitaram as dependências do Imperial Hospital de Caridade, a Capela Menino Deus, iniciada em 1762, pela grande benfeitora “Beata Joana Gomes de Gusmão”, onde ajoelhados, fizeram sua oração, como bons devotos e pediram ao Capelão do Imperial Hospital de Caridade, Pe. Pedro José Koehler, a benção da saúde para a sua família.

Assinando o livro que se encontra na Capela do Senhor Jesus dos Passos, ele deixou a mensagem e o pedido: “Suplicamos humildemente a Deus Nosso Senhor dos Passos a sua proteção a toda a nossa família, bem como a todo o Brasil”.

A Família Imperial visitou também o Museu Sacro da Capela do Menino Deus, onde viram a colher de pedreiro, usada por D. Pedro II, em 1845.

A comitiva foi recepcionada pelos membros da Mesa Administrativa, entre eles: o Provedor José Carlos Pacheco, o Vice-Provedor Luiz Mário Machado, o Tesoureiro Pedro José da Silva, o Procurador de Justiça e Corregedor-Geral do Ministério Público de SC, Sr. Gilberto Callado de Oliveira, o Prefeito de Santo Amaro da Imperatriz Sr. Sandro Vidal, o Diretor-Presidente da HidroCaldas, Sr. Ricardo Costa, o Capelão Pedro José Koehler e o responsável pelo Centro de Memória da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e Imperial Hospital de Caridade, André da Silva.

Por: Imperial Hospital de Caridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA