“Estende a tua mão ao pobre”: estudo bíblico leva à gesto concreto

>
>
“Estende a tua mão ao pobre”: estudo bíblico leva à gesto concreto

“Estende a tua mão ao pobre” (Ec 7, 32). Este é o tema da mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Pobres. Tendo esta frase como inspiração, a Ação Social Arquidiocesana de Florianópolis (ASA), juntamente com a Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) e a Arquidiocese de Florianópolis, lança a campanha com o mesmo nome, “Estende a tua mão ao pobre”, que irá auxiliar na manutenção das ações realizadas pelas entidades sociais da Arquidiocese de Florianópolis.

Durante todo o mês de setembro, a FACASC realizou lives semanais com estudo de introdução ao livro do Deuteronômio. Para a última terça-feira, 29 de setembro, o secretário executivo da ASA, Fernando Anísio Batista, foi convidado para participar. Para finalizar os encontros do mês, foi proposto um “gesto concreto”, que dará início a uma campanha de arrecadação. Segundo Batista, “a proposta é que as paróquias e entidades sociais da Arquidiocese organizem campanhas voltadas a gestos solidários, tendo em vista a continuidade da ação proposta pela Igreja do Brasil, ‘É tempo de cuidar’”.

Projeto da Vila Aparecida será apoiado pela ASA

A instituição a ser apoiada pela ASA na live será o Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres, localizado na Vila Aparecida, na região continental de Florianópolis. Trata-se de uma das comunidades com maior índice de vulnerabilidade social do município. Conta com uma população aproximada de 4.000 habitantes, e precária em infraestrutura, saneamento básico e equipamentos comunitários de esporte e lazer. As condições de saúde, educação e segurança precisam da atenção dos poderes públicos e de toda sociedade.

Assim, os projetos desenvolvidos no Centro Santa Dulce dos Pobres buscam a capacitação profissional, geração de renda e integração comunitária. Em meio à pandemia da Covid 19 teve a cozinha comunitária, para atender aqueles que perderam seus empregos e renda, que já distribuiu mais de duas mil refeições. “Essa é uma frente que visa garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias da comunidade, neste momento difícil”, afirma o Coordenador de Projeto Sociais da ASA, Luciano Leite.  Ele explica que todas as ações têm participação efetiva da comunidade e de parceria com outras entidades, “os projetos surgem das demandas trazidas pela própria comunidade e vamos construindo juntos”. Há também um ateliê de costura, que auxilia na renda de famílias atendidas pelo projeto e está em fase de implantação uma padaria comunitária, onde a comunidade poderá comprar pão integral a preço de pão branco.

Para mais informações sobre o Centro de Integração Social Santa Dulce dos Pobres, contate: (48) 3224 8776 ou [email protected]

Você pode colaborar com esta campanha:
Banco do Brasil
Agência: 5201-9
Conta corrente: 98294-6
Ação Social Arquidiocesana
CNPJ: 83.892.828.0001/29

E ainda através da Vaquinha virtual: http://vaka.me/1259217.

Texto e imagem: ASA Floripa

Ação Social Arquidiocesana (ASA)Centro de Integração Social Santa Dulce dos PobresFacascmês da bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA