Estão abertas as inscrições do Mestrado Eclesiástico em Direito Canônico no ISDCSC

>
>
Estão abertas as inscrições do Mestrado Eclesiástico em Direito Canônico no ISDCSC

A Congregação para a Educação Católica aprovou recentemente a agregação do Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina   – ISDCSC – ao Instituto Utriusque Iuris, da Pontifícia Universidade Lateranense – PUL – de Roma. Com isto, o Instituto Superior passa a oferecer o mestrado eclesiástico em Direito Canônico com certificação emitida pela PUL, com validade em toda a Igreja e ainda nos países que aderiram ao Tratado de Bolonha, lembrando que os acadêmicos do Instituto que já fazem este mestrado terão o diploma eclesiástico de mestrado em Direito Canônico emitido pela PUL.

Para o próximo ano letivo as inscrições para o mestrado já estão abertas e devem ser feitas pelo site https://isdcsc.org.br/ até o dia 21 de janeiro de 2022. Com o reconhecimento da Santa Sé, são esperadas inscrições de clérigos, membros dos institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica, leigos e leigas das diversas regiões do Brasil.

O curso contará com atividades à distância e com encontros presenciais intensivos de uma semana por mês em Florianópolis, onde está localizado o Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina. A metodologia de ensino à distância, ou seja, a Sala de Aula Virtual e todas as suas funcionalidades, será oferecida a cada mestrando graças a parceria do Claretiano – Rede de Educação, que é pioneira na Educação a Distância no Brasil.

Por mesclar aulas remotas e atividades on-line com encontros presenciais mensais, o interessado que não pode morar em Florianópolis, devido aos seus compromissos pessoais, terá a oportunidade de acesso ao curso podendo continuar em suas atividades ministeriais e profissionais no lugar onde reside. Tudo isso faz com que a pós-graduação tenha um custo bem mais acessível, no entanto, com excelência na qualidade educacional.

ENSINO DE EXCELÊNCIA

O ISDCSC está localizado em Florianópolis e tem uma infraestrutura de altíssima qualidade para acolher com conforto todos os alunos. O corpo docente é um dos mais bem qualificados do Brasil, sendo dez doutores e um doutorando, com comprovada experiência magisterial, pastoral e forense.

A junção da parceria para a Educação a Distância fornecida pelo Claretiano e o corpo docente qualificado garantirão ao mestrando uma formação de excelência nesta área tão respeitável para a Igreja. Afinal, a importância deste mestrado deve-se ao fato de que há na Igreja diversos ofícios nos tribunais eclesiásticos, nas cúrias e nas instituições de ensino para os quais se exige um título acadêmico reconhecido pela Santa Sé.

Evidentemente que a titulação é um requisito importantíssimo, mas deve vir acompanhada da necessária qualificação e é justamente com isso que o ISDCSC se preocupa, pois a sua missão é formar especialistas em Direito Canônico, seja para o serviço nos Tribunais Eclesiásticos, para a Pastoral Judiciária, para os serviços administrativos, de assessoria e consultoria nas cúrias diocesanas e religiosas ou em outros âmbitos da vida eclesial, como também para o ensino e o desenvolvimento da ciência jurídico-canônica.

O MESTRADO ECLESIÁSTICO

O ISDCSC oferece duas formas de ingresso para o mestrado eclesiástico, cujas inscrições devem ser feitas até 21 de janeiro de 2022. A primeira é para quem não tem Filosofia e Teologia com o Primeiro Ciclo. Esta oferta inclui o estudo de instituições de direito canônico e das disciplinas filosóficas e teológicas necessárias para adquirir a formação de base.

Já o Segundo Ciclo é para quem cursou Filosofia e Teologia; ou tem um diploma de ensino superior e pode documentar ter frequentado as disciplinas previstas para o Primeiro Ciclo, em uma instituição acadêmica reconhecida. Este ciclo tem a duração de três anos sendo encerrado após a dissertação de mestrado.

Vale lembrar que, além do compromisso com um ensino de qualidade, o ISDCSC dedica-se também à pesquisa científica com a publicação on-line de uma revista científica. Esta publicação favorece o diálogo entre a Igreja e a Sociedade e as suas edições podem ser conferidas no site – www.scientiacanonica.org

Saiba mais detalhes do Mestrado eclesiástico em Direito Canônico:

  • Inscrições até 21 de janeiro de 2022
  • Site – www.isdcsc.org.br
  • E-mail – [email protected]
  • Secretaria Acadêmica – (48) 99151- 8514

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA