Espiritualidade e socialização marcam o Encontro dos Bispos do Regional Sul 4, em Governador Celso Ramos

>
>
Espiritualidade e socialização marcam o Encontro dos Bispos do Regional Sul 4, em Governador Celso Ramos

Os bispos das dioceses catarinenses, que juntas compõem o Regional Sul 4 da CNBB, se reuniram no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos, nos dias 27 a 30 de junho de 2022, estando ausente o Padre Lino Brunel, Administrador Diocesano de Tubarão (Diocese Vacante), por motivos de saúde. O Encontro dos Bispos é um momento de colegialidade, relacionamento, partilha de experiências e oportunidade para cultivar a união, a fraternidade e, também, um pouco de descanso. Para o encontro não foi elaborado uma pauta fixa, mas há espaço de diálogo, por exemplo, sobre a Visita Ad Limina Apostolorum e sobre a Fundação Dom Jaime de Barros Câmara.

A Visita Ad Limina Apostolorum, “Visita aos Túmulos dos Apóstolos”, é realizada a cada cinco anos e, consequentemente, acontece o encontro dos bispos com o Papa. Sobre a visita, os bispos conversaram e estudaram os diálogos que serão realizados em alguns dicastérios da Cúria Romana: Secretaria de Estado, Dicastério para a Evangelização, Dicastério para a Doutrina da Fé, Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Dicastério para as Causas dos Santos, Dicastério para os Bispos, Dicastério para o Clero, Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dicastério para a Cultura e a Educação, Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o Dicastério para a Comunicação. Durante a visita, os bispos apresentam um Relatório Pastoral das Dioceses e, ao mesmo tempo, trocam experiências entre si, os diversos Dicastérios e o Papa Francisco. A Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional Sul 4 está marcada para os dias 22 de outubro a 3 de novembro deste ano.

Referente à Fundação Dom Jaime de Barros Câmara, os bispos fizeram a apreciação da movimentação financeira e orçamentária do período de janeiro até abril de 2022 (Matriz, Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC, Seminário Filosófico de Santa Catarina – SEFISC, Faculdade Católica de Santa Catarina – FACASC ); reavaliação, com confirmação e/ou alteração, do orçamento de 2022, da Matriz, ITESC, SEFISC, FACASC; e assuntos diversos.

Fotos e texto: CNBB Regional Sul 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA