Esmola, jejum e oração: um caminho de verdadeira conversão

>
>
Esmola, jejum e oração: um caminho de verdadeira conversão

A Quarta-Feira de Cinzas dá início a um tempo muito especial na liturgia: a Quaresma! Durante quarenta dias somos chamados a nos preparar para a Páscoa, através de uma profunda revisão de vida e conversão.

As cinzas nos indicam que o nosso corpo veio do pó e para o pó voltará (Gn 3,19). Deste modo, é ocasião para tornarmos consciência da nossa pequenez, da nossa transitoriedade, e de quão efêmera é a nossa vida nesse mundo. A Igreja convida seus filhos e filhas a curvarem a cabeça para receber as cinzas em sinal de humildade, implorando o perdão dos pecados. Não é uma poção mágica que cura, que automaticamente apaga nossos pecados, ou que por si só nos purifica. As cinzas são apenas um símbolo, um sinal que indica algo muito mais importante: o caminho da conversão.

Partindo desse processo de conversão, a liturgia da Igreja nos dá elementos muito importantes que devem ser vivenciados mais intensamente na Quaresma: a esmola, a oração e o jejum. Eles definem o nosso relacionamento com os outros, com Deus e com as coisas. Neles vivemos a nossa verdade de filhos e filhas, completamos a justiça de Deus.

Por esse motivo, não podemos praticá-las de qualquer jeito. Deve ser algo que vem do fundo do coração e vivido sem alardes, sem publicidade ou vaidades espirituais, em vista de receber elogios e reconhecimentos dos homens. Tudo no silêncio e na simplicidade, buscando tão somente agradar a Deus e servir nossos irmãos e irmãs.

Este é o momento oportuno para nos reconciliarmos com Deus e com os nossos irmãos e irmãs, praticando obras de misericórdia corporais e espirituais. Somente desse modo, levaremos uma vida mais intensa de oração e olhando para dentro de nós mesmos, vencendo a tentação de somente olhar as falhas e os defeitos dos outros. Que o tema da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Fome” – nos ajude neste processo de conversão e, assim, nos permita chegar à Pascoa de Senhor com o coração purificado pela misericórdia de Deus e pela caridade para com os mais necessitados.

Pe. Ricardo José Inácio
Vigário Paroquial da Paróquia São João Evangelista – Biguaçu

Quaresma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA