Escola Arquidiocesana de Liturgia fecha com saldo positivo o ano de 2016

>
>
Escola Arquidiocesana de Liturgia fecha com saldo positivo o ano de 2016

unnamedA Escola de Liturgia da Arquidiocese surgiu como uma resposta ao 13° Plano de Pastoral e tem por objetivo proporcionar aos agentes da pastoral litúrgica aprofundamento na teologia da liturgia, oportunizar formação específica na dimensão litúrgica e capacitar para uma vivência mais profunda do mistério da salvação.

Ela possibilita formação para a Arquidiocese, procurando a proximidade com as foranias pastorais. A região sul abrange as Foranias de Florianópolis Continente, Centro-Sul e Norte, São José, Barreiros, Santo Amaro, Biguaçu e Palhoça. Nessa região, a escola contou com a participação de 175 alunos. Já a região norte abrange as Foranias de Tijucas, Camboriú, Itapema, Itajaí e Brusque. Na escola dessa região participaram 146 alunos.

Em seu primeiro módulo, durante no ano de 2016, a escola abordou uma introdução à Liturgia, especificando a sua natureza e aspectos gerais da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium. No segundo momento foi desenvolvido o tema Celebrar a Liturgia, explicando o que é celebrado e quem celebra. Na terceira e quarta etapas, foi trabalhada a Celebração Eucarística, no estudo das quatro ações rituais fundamentais, destacando os ritos centrais da Palavra e da Eucaristia.

A escola teve a colaboração dos docentes: Pe. Wellington Cristiano da Silva, Pe. Me.  Luciano dos Santos e Pe. Dr. Rafael Aléx Lima da Silva e também dos seminaristas do propedêutico para os momentos de oração, animação, ajuda no funcionamento da estrutura como a acolhida das estruturas das paróquias Sagrados Corações, em São José, e Sagrado Coração de Jesus, em Itapema.

O projeto terá continuidade no ano de 2017, e estará aberto para acolher novas lideranças interessadas em conhecer mais sobre a Sagrada Liturgia, para melhor desenvolver suas ações e contribuições em torno da vida litúrgica da Igreja.

Por: Karla Santos Colombi – Coordenadora Setor de Pastoral Litúrgica

Matéria publicada na edição de dezembro de 2016, do Jornal da Arquidiocese, página 03

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA