Equipe de Coordenação do Sulão das Santas Missões Populares se reúnem em Caxias do Sul

>
>
Equipe de Coordenação do Sulão das Santas Missões Populares se reúnem em Caxias do Sul

No dia 12 de agosto, foi realizada a segunda reunião deste ano da equipe de coordenação do Sulão das Santas Missões Populares (SMP), em Caxias do Sul. Estavam presentes, Padre Camilo Pauletti representante do Regional Sul 3(RS), Eva Rodrigues, Marília Panozzo, Sara Spadotto, José Jardelino da Silva, integrantes da comunidade que sediará o encontro e de paróquias vizinhas, a Diocese de Cachoeira do Sul representada por  Pe.Matheus Venturini, Diácono Carlos Machado, José Alves, Rosane Lazzari, e a Diocese de Vacaria com a presença de  Frei Carlos Rockenbach, e dos outros Regionais que compõem o Sulão estava presente  Odaril José da Rosa do Paraná e Zenir Gelsleichter de Santa Catarina.

Pe.Camilo pároco que sediará o evento, recebeu a todos com alegria, e aquele chimarrão.

A oração deste dia foi conduzida pela paróquia anfitriã, e logo após seguiu-se a programação do dia com a apresentação dos participantes, e algumas partilhas de suas realidades foram colocadas, como: na Diocese de Cachoeira do Sul que está realizando Missões Populares no qual está participando Pe, Matheus e uma equipe de missionários. Frei Carlos também destacou que na Diocese de Vacaria estão planejando para 2020 realizar um Sínodo Diocesano. Odaril do Sul2, coloca que em algumas regiões do Paraná tem a vivência das Santas Missões Populares. O Sul3 tem Santas Missões Populares em algumas paróquias, dioceses, dialogando entre si. No Sul4 Dioceses estão realizando Missões Populares, e na Arquidiocese de Florianópolis algumas paróquias estão realizando as Santas Missões, outras estão programando a realização das Santas Missões Populares para o mês de Outubro.   

Esta segunda reunião do ano, teve como objetivo conhecer o lugar que sediará o evento,  definir o valor da inscrição, divisão de vagas nos regionais, número de participantes e sua estadia nas famílias da região, construir o cronograma, e confirmar a assessoria com o Pe.Luis Mosconi, fundador das SMP.

Ficou decidido pela equipe que:

  • A realização do III.SULÃO das Santas Missões Populares acontecerá na Comunidade São Romédio – Paróquia Santos Apóstolos em Caxias do Sul;
  • A data do III.Sulão das Santas missões Populares será realizado nos dias 20 à 22 de Março de 2020;
  • O número de vagas será 100, sendo 20 vagas para o Paraná, 20 para Santa Catarina e 60 para o Rio Grande do Sul;
  • Os participantes ficarão hospedados em nas casas das famílias; O valor da inscrição será de R$80,00 por pessoa.

A tarde a reunião teve continuidade com um momento de estudo, onde os integrantes do  grupo fizeram a leitura compartilhada do  capítulo IV do Livro:  Dar Sentido Verdadeiro à Vida  do  Pe.Luis Mosconi, que fala da necessidade de se voltar a Jesus de Nazaré com fidelidade e urgência. Durante a leitura foi se percebendo nos escritos a realidade que envolve nosso dia a dia,  isto deixou várias conotações impressas no coração de cada um, e foram sendo partilhadas.

“ Provoca-nos  a pensar nossas ações como paróquia, como Regional; Mexe no nosso coração as palavras de Jesus de Nazaré; ajuda a refletir e iluminar-nos a outra perspectiva como Igreja”.

Para Pe.Camilo, o Sulão vai trazer mais ardor aos leigos e mais vida à missão, e fazer os  batizados  sentir a necessidade de uma vivência mais comprometida.

Encerramos o dia, fortalecidos pela alegria da missionariedade, com o Papa Francisco seguimos, por Igreja em saída.

Por Zenir Gelsleichter
Secretária Arquidiocesana da Animação Missionária

missãoReuniãosanta missões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA